Há 24 anos Britney Spears mostrava que era muito mais do que um rostinho bonito e lançava a icônica “I’m a Slave 4 U”. O single marcou uma virada de chave na vida da cantora, deixando para trás a imagem de “virgem angelical” dos dois primeiros álbuns e revelando uma artista ousada, sensual e pronta para conquistar novas sonoridades.
Britney ou Janet?
A faixa foi co-escrita pelo icônico Pharrell Williams e Chad Hugo, dupla conhecida como The Neptunes. Curiosamente, a música não foi pensada originalmente para Spears. Ela foi oferecida primeiro a Janet Jackson, que recusou por achar sensual demais para o seu estilo.
Tempos depois, Pharrell explicou o motivo de ter insistido em gravar a canção com Britney. “No passado, as músicas dela eram muito perfeitinhas. Eu queria que os fãs dela a redescobrissem… Queria que eles se questionassem: ‘Essa é a Britney Spears?’”.
Olha a cobra!
A performance de “I’m a Slave 4 U” no MTV Video Music Awards de 2001 entrou para a história da cultura pop. Britney apareceu no palco com uma enorme cobra píton albina enrolada no corpo, dançando diante de milhões de espectadores.
O ato, apesar de icônico, recebeu críticas do PETA (People for the Ethical Treatment of Animals), que condenou o uso do animal. Britney, no entanto, revelou anos depois que só conseguiu subir ao palco graças ao apoio de Justin Timberlake, seu namorado na época.
Vídeo icônico
O videoclipe de “I’m a Slave 4 U” foi dirigido por Francis Lawrence, em Los Angeles, e mostrava Britney em uma versão mais madura e provocante. O lançamento foi um sucesso imediato, estreando em primeiro lugar no programa TRL da MTV e conquistando fãs em todo o mundo.
Em 2002, o clipe foi indicado ao VMA nas categorias de “Melhor Vídeo Feminino”, “Melhor Vídeo Dançante” e “Melhor Coreografia”. Os figurinos foram assinados pela dupla Kurt e Bart, que também criaram alguns dos looks mais memoráveis da cantora e também foram responsável pelos figurinos dos últimos filmes da franquia “Jogos Vorazes”.