O vocalista sueco Tomas Lindberg, líder da banda At the Gates, morreu nesta terça-feira (16), aos 52 anos. A informação foi confirmada pelo grupo em comunicado nas redes sociais. Considerado um dos grandes nomes do death metal, Lindberg lutava contra um câncer raro na boca e no palato desde 2023 e não resistiu a complicações da doença.
“Apesar dos intensos esforços médicos, sua vida não pôde ser salva….Você foi uma inspiração para todos nós, um verdadeiro amigo, compassivo e compreensivo. Você sempre será lembrado por sua generosidade e espírito criativo. Para sempre em nossos corações”, diz a nota.
Lindberg deixa dois filhos adolescentes. Mesmo durante o tratamento, ele continuou envolvido com a música. Em uma de suas últimas aparições no estúdio, chegou a gravar os vocais para o próximo álbum do At the Gates, em uma única sessão, na véspera de uma cirurgia.
Fundado em 1990, o At the Gates se tornou referência do death metal melódico e influenciou diversas bandas pelo mundo. Com Lindberg à frente, o grupo lançou álbuns icônicos, como Slaughter of the Soul (1995), considerado um marco no gênero.