O Departamento de Saúde de Nova Jersey emitiu um alerta de saúde pública após a confirmação de um caso de sarampo em uma pessoa que esteve presente no show da cantora Shakira, realizado no último dia 15 de maio. De acordo com as autoridades, o paciente infectado é residente de fora do estado e estava com a doença ativa durante o evento, o que gerou risco de exposição para milhares de pessoas.
O alerta vale para qualquer indivíduo que esteve no estádio MetLife, entre 19h30 e 1h da madrugada. O local, com capacidade para 82 mil pessoas, pode ter se tornado um ambiente de ampla disseminação, já que o vírus do sarampo é altamente contagioso e pode permanecer ativo no ar e em superfícies por até duas horas após a saída do indivíduo infectado.
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) reforça que os sintomas da doença incluem febre, tosse, coriza, olhos vermelhos e erupções cutâneas. Quem esteve no local durante o horário indicado deve ficar atento a esses sinais até o dia 6 de junho, período considerado de incubação e risco.
As autoridades recomendam que pessoas com sintomas evitem contato com outras, especialmente bebês, gestantes e indivíduos imunocomprometidos, e busquem orientação médica imediatamente.