10 anos depois, Atlético-GO e Goiás reeditam clássico no Brasileirão

Após 10 anos, equipes goianas voltam a se enfrentar na Série A. Retorno do clássico aumenta expectativas de técnicos e dirigentes para a temporada

Atlético-GO x Santa Cruz | Divulgação Atlético-GO
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Atlético-GO e Goiás em campo pelo campeonato estadual deste ano (Créditos: Divulgação/Atlético-GO)

Um dos clássicos mais tradicionais do nosso futebol está de volta à Série A do Campeonato Brasileiro. O Clássico do Equilíbrio, como é conhecido o duelo entre Atlético-GO e Goiás, será disputado no Brasileirão Assaí 2020 pela primeira vez em 10 anos. O reencontro deixou técnicos e dirigentes empolgados com a chance de escrever mais um capítulo dessa rivalidade na elite do futebol nacional.

Os jogos entre Goiás e Atlético-GO ocorrerão na 5ª e na 23ª rodada do Brasileirão Assaí 2020, com as datas base de 22 de agosto e 5 de dezembro, respectivamente. Estes serão os quinto e sexto duelos entre as duas equipes na primeira divisão. Até aqui, foram uma vitória para cada lado e dois empates. Não é à toa que o duelo é conhecido como Clássico do Equilíbrio.

O hiato de 10 anos sem o confronto na Série A aumenta a ansiedade e mexe com o ânimo das duas torcidas. Diante de tanta história e rivalidade, as partidas são tratadas de maneira especial pelos treinadores. Comandante do Atlético-GO, Vagner Mancini sabe que será uma partida diferente, mas frisou que o principal foco está no próprio Dragão.

“Serão dois clássicos, que eu tenho certeza que serão dois grandes jogos. São equipes que se conhecem e se enfrentaram no estadual. Ninguém está muito focado em outras equipes por causa do que estamos vivendo. A expectativa não é só nossa, que vivemos o clube, mas também do torcedor. Além disso, vamos buscar a permanência na primeira divisão com muita propriedade, para isso gerar uma mudança no clube”, revelou.

Heber Gomes

Do lado verde do embate, o técnico Ney Franco ressaltou o lado psicológico de um jogo como esse. Mais do que saber a importância de vencer um clássico, Ney também quer usar essas partidas como grandes motivações para a campanha do Goiás no Brasileirão.

“A possibilidade de clássicos regionais dentro de um Campeonato Brasileiro sempre sacode os sentimentos de atletas, comissão técnica, diretoria e principalmente da torcida. Estamos na expectativa de realizarmos um bom campeonato com um desempenho elevado. Na nossa programação para os dois confrontos contra o Atlético, além dos aspectos físicos, técnicos e táticos, vamos abordar muito o lado emocional. Espero que os encontros contra o nosso rival possam mostrar ao Brasil bons jogos e como muita entrega dos jogadores”, dissecou.

O caminho até o clássico 

Em 2019, o Esmeraldino, na primeira divisão, surpreendeu muita gente, terminando na décima colocação, posição que lhe garantiu uma vaga para a Copa Sul-Americana. O Verdão ficou a apenas dois pontos da zona de classificação para a Libertadores, o que ratifica o boa campanha. Mauro Machado, vice-presidente de futebol do Goiás, lembrou das circunstâncias atípicas em que o campeonato deste ano será realizado, mas confia em mais uma grande temporada.

“A nossa campanha tende a ser melhor que a do ano passado. O Campeonato Brasileiro é extremamente difícil, e será ainda mais, com jogos muito próximos em virtude do calendário apertado. Acredito que o nosso elenco suportará a pressão do torneio”, disse.

Enquanto o Goiás buscava a vaga na Sul-Americana, o Dragão, também com uma trajetória admirável, conseguiu o acesso para a elite. Na última rodada, após um empate suado contra o Sport, os rubro-negros garantiram a passagem para o Brasileirão Assaí 2020. Adson Batista, presidente do Atlético-GO, falou sobre a renovação do time e a expectativa de atingir os objetivos traçados pela comissão técnica e diretoria.

“Sempre procuramos qualificar e melhorar o elenco, e a reformulação foi necessária. Trabalhamos sempre buscando coisas mais positivas, então estamos confiantes. O nosso orçamento não é tão grande, mas fizemos investimentos pontuais, para tentar superar os desafios impostos pelo campeonato e por este momento atípico que estamos vivendo. A expectativa é muito grande! Esperamos manter o bom momento”, declarou Adson Batista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES