UFC tem Vitor Belfort em busca de cinturão contra Jon Jones

Campeão dos pesos-meio-pesados busca redenção após ser pivô do cancelamento do UFC 151 no início do mês e virar alvo de vaias dos fãs

Jon Jones é favorito, mas Vitor Belfort terá o apoio da torcida no UFC 152 | Reprodução / UFC
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após 42 dias sem um evento, o UFC enfim está de volta. O americano Jon Jones, centro de grande controvérsia que causou o longo hiato de lutas, busca redenção ao defender seu cinturão dos pesos-meio-pesados contra o brasileiro Vitor Belfort, azarão no combate, neste sábado em Toronto, Canadá. O UFC 152 terá ainda outras 11 lutas, incluindo a disputa pelo primeiro título peso-mosca da história do Ultimate, e mais dois brasileiros em ação no card preliminar: o peso-pena Charles "Do Bronx" Oliveira e o peso-meio-pesado Vinny Magalhães.

Num ano em que o Ultimate já realizou 21 torneios e tem ainda mais nove marcados até o final do ano, o longo espaço de tempo entre o UFC 150, em 11 de agosto, e este UFC 152 foi incomum. Deveria haver um UFC 151 há três semanas, em 1º de setembro, com uma luta entre Jon Jones e Dan Henderson como destaque. Todavia, "Hendo" anunciou, com apenas 10 dias de antecedência, uma lesão no joelho direito que o tirou do combate. Dois dias depois, Dana White, presidente do evento, parecia ter um substituto, mas Jones se recusou a enfrentar Chael Sonnen, recém-saído de uma derrota para Anderson Silva na categoria de baixo, alegando pouco tempo para se preparar para o novo adversário. Sem lutas capazes de vender os pacotes de pay per view, White decidiu cancelar o evento inteiro e transferir o campeão dos meio-pesados para o UFC 152 - antes, porém, disparou contra Jones e seu técnico, Greg Jackson, e jogou a culpa pelo cancelamento em suas costas.

Como resultado, o público se virou contra Jon Jones. Na pesagem de sexta-feira, o campeão foi vaiado desde o momento em que subiu ao palco. Apesar de ser considerado amplamente favorito contra Vitor Belfort, que se ofereceu a lutar quando seus compatriotas Lyoto Machida e Maurício Shogun pediram mais tempo de treino, o americano vai lutar para dar um show e recuperar um pouco de sua popularidade com os fãs. Caso vença, será sua quinta vitória seguida sobre um ex-campeão da categoria, e ele estará a um combate de igualar o recorde de defesas de cinturão consecutivas da divisão, cinco, pertencente a Tito Ortiz.

Belfort, por sua vez, deve ter apoio total dos torcedores no Air Canada Centre. O carioca não luta entre os meio-pesados desde 2007, quando passou aos pesos-médios, e estava escalado para encarar Alan Belcher no UFC Rio III antes de topar voltar à categoria na qual foi campeão em 2004. O "Fenômeno" se mostrou contente com a oportunidade durante toda a semana e fez questão de dizer que era um "lutador de verdade", que não fugia de lutas por falta de tempo de treino. Se vencer, além de chocar o mundo, Belfort dará ao Brasil a hegemonia no UFC, com cinco cinturões - atualmente, o país tem quatro, um deles interino, mesmo total dos Estados Unidos.

Primeiro campeão peso-mosca será coroado

Antes disso, porém, um americano se sagrará o primeiro campeão da categoria peso-mosca no Ultimate. A divisão mais leve da companhia foi criada neste ano, com um mini-torneio de quatro lutadores. Dois lutadores dos EUA avançaram à final: Joseph Benavidez, que bateu o japonês Yasuhiro Urushitani, e Demetrious Johnson, que passou por Ian McCall. Ambos já disputaram o título dos pesos-galos, mas foram derrotados por Dominick Cruz.

Para os brasileiros, as emoções começam na última luta do card preliminar, com o retorno de Vinny Magalhães ao UFC. Finalista da oitava temporada do reality show "The Ultimate Fighter", o brasileiro encara Igor Pokrajac pelos pesos-meio-pesados. Logo depois, na primeira luta do card principal, Charles Do Bronx tenta sua terceira vitória seguida, contra Cub Swanson. O paulista não bateu o limite de tolerância da categoria pena após três tentativas e, por isso, o combate será disputado no peso combinado de 66,3kg.

Confira o card completo do UFC 152:

CARD PRINCIPAL

Jon Jones x Vitor Belfort

Joseph Benavidez x Demetrious Johnson

Michael Bisping x Brian Stann

Matt Hamill x Roger Hollett

Cub Swanson x Charles do Bronx

CARD PRELIMINAR

Igor Pokrajac x Vinny Magalhães

T.J. Grant x Evan Dunham

Sean Pierson x Lance Benoist

Jimy Hettes x Marcus Brimage

Seth Baczynski x Simeon Thoresen (77,3kg)

Mitch Gagnon x Walel Watson

Kyle Noke x Charlie Brenneman



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES