Os atletas Diego Hypólito e Bárbara Leôncio comemoraram a iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro de investir R$ 12 milhões, até 2012, para fomentar atletas de modalidades olímpicas.
O projeto Time Rio vai ajudar atletas profissionais com o pagamento de salário de treinadores, nutricionistas e médicos, além de materiais para a prática do esporte e logística para viagens e competições.
Para Diego Hypólito, agora há mais tranquilidade para o atleta se preocupar somente com o seu desempenho. O ginasta disse que vê as medalhas mais próximas a partir de agora.
-As minhas grandes queixas sempre foram que tinha que treinar e me preocupar se o treinador recebia salário, se eu teria salário, se teríamos como pagar nutricionista e psicólogos. Sempre foi minha grande preocupação. Não era meu treinamento que atrapalhava, era sempre as cosas de fora. Juntando tudo, o gasto era muito alto.
O atleta disse que gasta mensalmente mais de R$ 5.000 apenas com fisioterapia.
Já para a revelação Bárbara Leôncio, que começa a despontar no atletismo, a preocupação sempre foi como pagar os médicos se tivesse alguma lesão mais séria.
- Vai melhorar mil por cento. Vamos ter ajuda para evoluir. Agora, não tem como o sonha de medalha não temo como não dar certo. Vai dar certo em 2012 e em 2106 mais ainda.
Com o projeto a Prefeitura do Rio de Janeiro dará apoio a até 12 atletas. Além de Diego e Bárbara, também farão parte do time de atletas que será ajudado pelo projeto o nadador Kaio Márcio e o velejador Ricardo Winicki-Bimba.
O auxílio da prefeitura não impede os atletas de estarem filiados a clubes e de terem patrocínio externo. E verba deverá começar a ser distribuída em abril.