Atletas têm mais perguntas que respostas sobre jogos

Entidades ainda têm muito o que esclarecer sobre Jogos de 2021: data, critérios de classificação, e o que fazer com Campeonatos Mundiais e com os atletas já qualificados

| Roberto Castro / rededoesporte.gov.br
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ainda que tardiamente, o Comitê Olímpico Internacional, o Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio 2020 e com o Governo do Japão finalmente adiaram o evento para o ano que vem. A decisão não merece necessariamente os parabéns, já que era mais que obrigação que essa medida fosse adotada, mas foi o primeiro passo para que os atletas iniciem a preparação olímpica. Informações do site GloboEsportes.com

Os atletas foram os grandes vitoriosos com esta mudança, já que estavam sem condições de treinar nestas semanas e chegariam totalmente despreparados para as Olimpíadas. Foi deles que partiu o movimento para que o adiamento acontecesse: em poucos dias, centenas deles foram às redes sociais clamar por Tóquio-2021. Adiamento anunciado, as estrelas esportivas estão com muito mais dúvidas do que respostas sobre como vão fazer a preparação para uma Olimpíada ainda sem data e sem competições preparatórias marcadas.

Data - A primeira questão é a data. Ainda não foi confirmado o dia para o início dos Jogos, o que muda bastante o modo de planejamentos das equipes. Em julho/agosto, as temperaturas são altíssimas, enquanto em maio ou junho, o clima é um pouco diferente. Pode não parecer, mas isso muda - e muito - para os competidores.

Ainda sobre o dia de início, é muito importante saber quando começará a competição, para entender o ciclo de treinamento. Quando tirar férias, quanto aumentar o ritmo, para quando colocar o pico de desempenho...O quanto antes isso for descoberto, melhor será o planejamento.

Classificados - O Comitê Olímpico Internacional (COI) e as Federações de cada esporte ainda não se pronunciaram oficialmente sobre os atletas que já estavam classificados para o evento. Serão 11 mil competidores nos Jogos e cerca de 6.500 já tinha conseguido a vaga para Tóquio, mas outras 4.500 vagas ainda estão abertas.

Os que já tinham vaga garantida, se mantêm classificados ou vão ter que passar por outros pré-olímpicos? Nenhuma entidade se pronunciou oficialmente sobre isso ainda.

Quarenta e duas das cinquenta modalidades ainda não completaram seus pré-olímpicos, faltando ainda competições para encerrar o processo de qualificação dos atletas. Ainda não se sabe qual será a solução para isso ou quando os torneios poderão ser realizados.

Campeonatos Mundiais

Muitas das Federações Internacionais tinham programados para 2021 seus Campeonatos Mundiais. Casos, por exemplo, do atletismo, natação, canoagem, ginástica e judô, para citar apenas algumas das modalidades.

O que acontecerá com esses Mundiais? Alguns cogitam trazer essas competições para o fim de 2020, quando, possivelmente, a pandemia já tenha diminuído bastante. Outros pensam em fazer os Mundiais meses antes das Olimpíadas, como uma competição preparatória, o que diminuirá o valor destas competições, que são o grande "ganha pão" das Federações.




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES