“Ayrton Senna é parte da minha infância”, diz filho de Prost em SP

No Brasil para disputar as 6h de SP, Nicolas Prost relembra rivalidade de Alain com Senna e fala sobre prós e contras de ter um sobrenome famoso

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Se as épicas batalhas entre Ayrton Senna e Alain Prost são inesquecíveis para os fãs do automobilismo, imagine para um cara chamado Nicolas Prost. A visita ao Brasil para as Seis Horas de São Paulo, quinta etapa do Mundial de Endurance, fez o filho do maior rival de Senna na Fórmula 1 resgatar o passado. Na época ? fim da década de 1980, início de 1990 ? Nicolas era apenas uma criança, com pouco menos de dez anos.

- O Brasil é uma das grandes nações do automobilismo. Meu pai sempre amou correr aqui e também no Rio de Janeiro. É muito legal estar aqui. É a cidade de Ayrton Senna e ele fez parte da minha infância. É especial. É um pouco como correr na França para mim, provavelmente um dos dias mais especiais ? destacou o piloto da classe LMP1, a principal do campeonato.

Agora, aos 31 anos, Nicolas tem a oportunidade de guiar em Interlagos, palco onde seu pai duelou com Ayrton em três ocasiões, sendo superado em 1991 e 1993 e levando a melhor no GP do Brasil de 1990. O filho do tetracampeão acredita que, apesar de toda a rivalidade, Prost possui o respeito da torcida brasileira e, por isso, espera ser bem recebido pelo público na corrida que será disputada neste sábado, com transmissão do SporTV 3 a partir do meio-dia.

- Acho que as pessoas gostam do meu pai. Claro que houve grandes brigas entre ele e Ayrton. É muito difícil ter muitos duelos no topo como eles tiveram. Mas nunca houve nenhum problema no Brasil, as pessoas sempre foram muito legais com ele, mesmo o Ayrton sendo brasileiro. Não há nenhum problema em preferir um ou outro. Respeitamos muito o Ayrton. Não acho que haverá nenhum problema neste sábado, acho que todos serão muito legais. Espero ver muita gente na arquibancada ? disse.

Considerado um dos maiores pilotos da história da Fórmula 1, Alain Prost recebeu o apelido de ?Professor? pelo estilo técnico e cerebral. Nicolas faz jus à fama do pai e confessa que procura ter algumas aulas teóricas com Prost sobre as pistas que os dois correram, como é o caso de Interlagos.

- Às vezes pego algumas dicas. Nesta sexta, por exemplo, liguei para ele porque achei que não estava fazendo bem a primeira curva e perguntei sobre isso a ele. Depois tentei novamente e funcionou ? conta, orgulhoso, sobre os conselhos recebidos do pai famoso.

Ter um ?Professor? do quilate de Alain Prost em casa é uma dos grandes benefícios de ser filho de quem marcou época no automobilismo. Nicolas admite que possuir sobrenome famoso ajuda bastante na carreira, mas ressalta que também há algumas desvantagens:

- Ajuda, porque você recebe muita atenção, talvez consiga alguns patrocínios, abre mais portas, pois você consegue conhecer mais pessoas facilmente. Por outro lado, as pessoas esperam muito e quando você vai muito bem, às vezes dizem que é só porque é filho de alguém. É, ao mesmo tempo, uma vantagem e um inconveniente ? pondera o piloto, que já passou por categorias como Fórmula Renault, Fórmula 3 e A1GP, e que foi campeão da Fórmula 3000 Europeia em 2008.

Desde 2007, Nicolas encara provas de resistência, como a deste fim de semana. A bordo de uma Lola B12/60 Coupé preparado pela equipe Rebellion Racing, o francês é companheiro do suíço Neel Jani, respónsável por guiar o modelo preto e dourado patrocinado pela Lotus no treino classificatório. A dupla largará num expressivo quarto lugar no grid de Interlagos, atrás apenas de dois carros da Audi e da pole position Toyota, os três times favoritos à briga pela vitória. Ciente da força dos rivais à sua frente, o francês sabe que um triunfo em São Paulo é improvável, mas mira um lugar no pódio.

- Largaremos em quarto, o que não está ruim, com dois Audis e uma Toyota à frente. É uma corrida longa e se algum deles tiver problema, podemos lutar por pódio, mas não acho que podemos brigar pela vitória - admite.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES