A CBF anunciou nesta segunda-feira (7) que, a partir da próxima semana, todos os árbitros e assistentes que integram o quadro do Campeonato Brasileiro passarão por um período de treinamentos práticos. A medida, que havia sido prometida em fevereiro pelo presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, será implementada após uma rodada marcada por polêmicas, que culminou no afastamento dos árbitros das partidas Sport x Palmeiras e Internacional x Cruzeiro.
Os trabalhos terão início na próxima segunda-feira, dia 14, com atividades programadas para ocorrer no Clube da Aeronáutica (CAER) e no Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB), ambos no Rio de Janeiro.
"Vamos trazer todos os árbitros da Série A do Brasileiro, com os assistentes e toda a equipe de arbitragem, para o Rio na próxima semana. O objetivo é fazer todo o trabalho de campo, de mecânica de arbitragem, simulação de jogo com a nossa equipe de instrutores. Tudo que nós passamos para os árbitros nas últimas semanas, em teoria, em aulas online, teremos tudo isso na prática, para fazermos a especificidade, o alinhamento da teoria com a prática", explicou Rodrigo Cintra, coordenador-geral da Comissão de Arbitragem.
Durante o período de treinamentos, a comissão irá promover partidas simuladas com jogadores das categorias de base do futebol carioca. Toda a estrutura de VAR será montada no CAER, a fim de recriar um ambiente real de jogo e testar os árbitros em situações semelhantes às dos jogos oficiais da elite do futebol nacional.
O projeto faz parte de uma iniciativa de transição para a profissionalização da arbitragem brasileira, como destacou Alício Pena Junior, coordenador-geral do CEAB. Para ele, a experiência prática é fundamental para o bom desempenho dos profissionais.
"Estamos antecipando a profissionalização da arbitragem, que começa com esse projeto piloto já na próxima semana. Como ex-árbitro de futebol, a gente entende que esse trabalho no campo é fundamental, como técnica de corrida, para o árbitro buscar posicionamentos, ângulos e decidir corretamente. Eles estarão treinando com jogadas realmente efetivas. Vamos trabalhar no campo para produzir resultados positivos", afirmou.