A Bola de Ouro 2025 já começou a movimentar os bastidores do futebol. Antes da cerimônia oficial marcada para esta segunda-feira (22), no Théâtre du Châtelet, em Paris, a revista France Football e o jornal L’Équipe divulgaram parte do ranking do prêmio de melhor jogador do mundo.
Entre os brasileiros, Vini Jr. aparece na 16ª colocação, enquanto Raphinha segue entre os concorrentes e ainda aguarda sua posição final.
Colocações já conhecidas
A lista parcial revelou jogadores de peso que ficaram fora da briga pelo troféu neste ano. Entre eles, o atacante Erling Haaland, do Manchester City, que terminou apenas em 26º lugar. O Real Madrid também teve Jude Bellingham no 23º posto.
Ranking parcial da Bola de Ouro Masculina 2025
16º – Vini Jr. (Real Madrid/Brasil)
17º – Lewandowski (Barcelona/Polônia)
18º – McTominay (Napoli/Escócia)
19º – João Neves (PSG/Portugal)
20º – Lautaro Martínez (Inter de Milão/Argentina)
21º – Guirassy (Borussia Dortmund/Guiné)
22º – Mac Allister (Liverpool/Argentina)
23º – Bellingham (Real Madrid/Inglaterra)
24º – Fabián Ruíz (PSG/Espanha)
25º – Dumfries (Inter de Milão/Holanda)
26º – Haaland (Manchester City/Noruega)
27º – Rice (Arsenal/Inglaterra)
28º – Van Dijk (Liverpool/Holanda)
29º – Wirtz (Bayer Leverkusen/Liverpool/Alemanha)
30º – Olise (Bayern de Munique/França)
Como funciona a votação
A Bola de Ouro leva em conta o desempenho dos atletas na temporada de 1º de agosto de 2024 a 2 de agosto de 2025. A avaliação considera três critérios principais:
- Desempenho individual, com caráter decisivo e impressionante;
- Desempenho coletivo e títulos conquistados;
- Classe e fair play.
O júri é composto por um jornalista especializado de cada país e pelos 100 melhores jogadores do ranking da FIFA. Cada votante distribui pontos para dez nomes, e vence o atleta que somar a maior pontuação.
Brasileiros na disputa
Além de Vini Jr., que já teve sua posição revelada, Raphinha segue no páreo pelo prêmio principal. A cerimônia completa começa às 16h (horário de Brasília) e revelará os vencedores da 69ª edição do troféu organizado pela France Football.