Botafogo cede empate ao Flu em clássico e perde liderança

Botafogo cede empate ao Flu em clássico e perde liderança

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Grupo A do Campeonato Carioca tem um novo líder. Na noite deste domingo, o Botafogo ficou no empate por 1 a 1 com o Fluminense, em partida disputada no Estádio do Engenhão, e perdeu a oportunidade de recuperar o primeiro posto da chave, perdido em virtude da vitória do Flamengo sobre o Bangu, durante a tarde. Elkeson anotou o gol botafoguense no clássico, enquanto Fred, aproveitando ótima jogada de Wellington Nem, empatou para o Fluminense ainda antes do intervalo.

Com o empate deste domingo, o Botafogo chegou aos 14 pontos, um atrás do Flamengo. Já o Fluminense, campeão do primeiro turno e já classificado à decisão do Estadual, soma sete pontos, dois a menos do que o Bangu, segundo colocado no Grupo B, e ainda possui chances de avançar à semifinal da Taça Rio e vencer o título por antecipação.

Depois do clássico deste domingo, o Fluminense terá uma semana inteira para trabalhar, sem jogos. A equipe de Abel Braga enfrenta, no próximo sábado, às 16h (de Brasília), o Madureira, pressionado pela necessidade de vitória para ainda permanecer na briga pela vaga à semifinal. Já o Botafogo, antes de pensar no Friburguense no domingo, enfrentará na quarta-feira, às 21h50, o Guarani, pela segunda fase da Copa do Brasil.

O jogo

Embora tenha encarado uma longa viagem à Venezuela durante a semana, a qual consagrou a vitória por 1 a 0 sobre o Zamora e a classificação antecipada às oitavas de final da Copa Libertadores, o Fluminense se apresentou com a principal equipe diante do arquirrival Botafogo. Empolgado pelo resultado fora de casa e com a força máxima, o time das Laranjeiras quase abriu o placar logo aos 7min. Depois de falha de Jéfferson, Fred cabeceou e só não comemorou o gol em virtude da recuperação do goleiro.

A empolgação do Fluminense, contudo, terminou dez minutos depois. Na primeira grande oportunidade, o Botafogo abriu o marcador no Engenhão. Aos 17min, Elkeson tabelou com Andrezinho e recebeu ótimo lançamento do meio-campista. O camisa 9 do clube alvinegro não se intimidou com a oportunidade e correu para comemorar depois de um toque com categoria sobre o goleiro da equipe adversária.

O tento anotado por Elkeson permitiu ao Botafogo explorar ainda mais as jogadas em velocidade. Aos 26min, Renato lançou Fellype Gabriel nas costas da defesa do Fluminense. Bem posicionado, o meio-campista arrematou forte e exigiu uma grande defesa de Diego Cavalieri, que conseguiu mandar o chute do botafoguense para escanteio.

O Fluminense, acuado depois do gol adversário, aos poucos voltou a se espalhar pelo gramado e controlar o ritmo de jogo. Por consequência da melhora na partida, a equipe de Abel Braga acabou presenteada aos 35min. Principal destaque do time no duelo, Wellington Nem arrancou pela direita, passou por Márcio Azevedo e cruzou na medida para Fred, de carrinho, igualar o marcador até o final da primeira etapa.

O primeiro tempo solto do clássico deste domingo no Estádio do Engenhão não se repetiu no retorno das duas equipes. Tanto Fluminense quanto Botafogo preocuparam-se em minar as principais armas do rival, tornando um confronto truncado e muito focalizado no setor de meio-campo. Consequentemente, as faltas e entradas duras apareceram mais que as boas chances das duas equipes.

Precisando da vitória para manter a liderança do Grupo A, o Botafogo criou a primeira oportunidade da etapa complementar aos 17min. O argentino Herrera chutou com precisão, mas teve a infelicidade de ver a bola tocar a trave da meta defendida por Diego Cavalieri. O clube de General Severiano seguia levando maior perigo ao gol.

Em contrapartida o adversário, que trabalhou muito as jogadas pelas laterais e a infiltração de Fellype Gabriel pelo meio, o Fluminense arriscou mais de fora da área e levou perigo a Jéfferson. Aos 21min, o goleiro precisou defender um potente chute do volante Jean. Já aos 38min, o camisa 1 se esticou para evitar que Rafael Sóbis virasse o marcador no Engenhão.

O susto botafoguense, contudo, não se assemelhou ao que enfrentou o torcedor do Fluminense nos últimos minutos de partida. Em busca da vitória e diante de um rival fisicamente cansado, o Botafogo quase conseguiu a vitória nos acréscimos. Depois de cruzamento da direita de Fellype Gabriel, Herrera subiu mais alto que a defesa adversária e tocou de cabeça. Para sorte do time de Abel Braga, a bola bateu na trave.

FICHA TÉCNICA

FLUMINENSE 1 x 1 BOTAFOGO

Gols:

FLUMINENSE: Fred, aos 35min do 1º tempo

BOTAFOGO: Elkeson, aos 17min do 1º tempo

FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Bruno, Leandro Euzébio, Gum e Carlinhos; Valencia (Edinho), Jean, Deco e Thiago Neves; Wellington Nem (Rafael Sóbis) e Fred (Rafael Moura).

Técnico: Abel Braga.

BOTAFOGO: Jéfferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Renato, Fellype Gabriel e Andrezinho (Jobson); Elkeson (Caio) e Herrera.

Técnico: Oswaldo de Oliveira.

Cartões Amarelos

FLUMINENSE: Edinho, Deco e Wellington Nem

BOTAFOGO: Herrera, Elkeson e Marcelo Mattos

Árbitro

Leonardo Garcia Caveleiro

Local

Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES