O Brasil não conseguiu superar a força da Polônia e foi eliminado da Liga das Nações masculina de vôlei. Na semifinal disputada neste sábado, a seleção comandada por Bernardinho perdeu por 3 sets a 0, com parciais de 28/26, 25/19 e 25/21. Pelo terceiro ano consecutivo, os brasileiros caem diante dos poloneses, atuais vice-campeões olímpicos. Líder da primeira fase, o time verde e amarelo agora disputa a medalha de bronze contra a Eslovênia neste domingo, em Ningbo.
Ataque polonês decisivo
O oposto Sasak foi o grande destaque da partida, desequilibrando o duelo com 19 pontos, sendo 17 deles em ataques. O ponteiro Fornal também contribuiu com sete pontos antes de sofrer uma torção no tornozelo no fim do segundo set. Substituído por Semeniuk, a potência ofensiva polonesa se manteve, com mais seis pontos anotados.
Destaques brasileiros
Darlan entrou apenas no fim do primeiro set, mas se tornou o principal nome da seleção brasileira, marcando 16 pontos (13 em ataques, um de bloqueio e dois de saque). O central Flávio foi o segundo maior pontuador, com seis pontos, seguido pelo levantador Cachopa, com quatro. A equipe, porém, não conseguiu manter equilíbrio ofensivo para reagir.
Busca pelo bronze
O Brasil tenta retornar ao pódio da Liga das Nações pela primeira vez desde o título de 2021. Nos últimos três anos, a seleção caiu ainda nas quartas de final. Neste domingo, às 4h (horário de Brasília), os comandados de Bernardinho enfrentam a Eslovênia na disputa pelo terceiro lugar – um reencontro do duelo que garantiu o bronze brasileiro no Mundial de 2022.