Brasil não supera a forte e animada Polônia e perde o tetracampeonato mundial

Depois de vencer o Brasil na terceira fase do Campeonato Mundial, triunfou novamente sobre a equipe comandada por Bernadinho

Avalie a matéria:
Polênia e campeã mundial dentro de casa | FIVB / Divulgação

Não deu para o Brasil. No dia em que poderia celebrar o inédito tetracampeonato mundial, a Seleção Brasileira masculina de vôlei encontrou pelo caminho uma forte e animada Polônia. Atuando dentro de casa e incentivada por uma abarrotada Spodek Arena, em Katowice, o selecionado europeu conseguiu o que para muitos parecia impossível. Depois de vencer o Brasil na terceira fase do Campeonato Mundial, triunfou novamente sobre a equipe comandada por Bernadinho, mas desta vez na final. O placar, que apontou 3 sets a 1, com parciais de 18/25, 25/22, 25/23 e 25/22, deu o segundo título mundial de vôlei à história da Polônia.

Antes de 2014, o time polonês só havia faturado a principal competição de vôlei do planeta em 1974, no México. Durante estes 40 anos, ultrapassou a fase de semifinal apenas uma vez: em 2006. E, naquele ano, o algoz na grande decisão foi exatamente o Brasil, que, na ocasião, celebrou o bi em Tóquio, no Japão. O ouro na Liga Mundial de 2012, em Sófia, na Bulgária, era um indício do sucesso que esta geração polonesa faria. E ele foi consolidado neste domingo.

Nunca Bernardinho havia saído de um Campeonato Mundial sem o título. Desde 2001, quando assumiu o comando técnico brasileiro, ergueu a taça em 2002, 2006 e 2010. Em 2014, esteve muito perto de faturar o tetra. O Brasil começou sua caminhada com triunfo sobre Alemanha. Depois, Tunísia, Finlândia, Coreia do Sul, Cuba, Bulgária, China, Canadá, Rússia (duas vezes) e França ficaram pelo caminho. A única equipe que havia vencida a Seleção tricampeã do mundo era a Polônia. No dia em que o Brasil poderia se vingar, não conseguiu. Bernardinho perdeu o seu primeiro Campeonato Mundial no comando da Seleção Brasileira.

No primeiro set, a Seleção Brasileira jogou como se estivesse no Ibirapuera. Ou no Maracanãzinho. Com excelente volume de jogo, ignorou a barulhenta torcida polonesa e dominou as ações do início ao fim. Fechou em 25/18 após apenas 26 minutos.

Na segunda parcial, teve início ruim, recuperou-se no fim, mas caiu por 25/22. O terceiro set foi muito equilibrado, mas a qualidade do espetacular Mika decidiu para os donos da casa, que venceram por 25/23. Assim, restava apenas uma parcial. E ela foi, novamente, polonesa. Com grande virada no final, os donos da casa usaram e abusaram do apoio das arquibancadas para anotarem 25/22 e frustrarem o sonho do tetracampeonato mundial do Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES