Hugo Calderano está nas oitavas de final do Smash da China de tênis de mesa. O número 3 do mundo venceu o francês Simon Gauzy (18°) por 3 sets a 1, com parciais de 11/8, 10/12, 11/5 e 11/7, em partida acirrada nesta terça-feira.
O torneio em Pequim, equivalente a um Grand Slam, é o mais importante do Circuito Mundial da modalidade. Na chave feminina, Bruna Takahashi (18°) foi eliminada pela chinesa Zhu Yuling (7°). Apesar da recuperação do francês no segundo set, Hugo Calderano foi superior e venceu com autoridade nas outras parciais, precisando de 31 minutos para fechar o jogo.
Gauzy é um antigo conhecido do brasileiro, enfrentado oito vezes no Circuito Internacional adulto. O retrospecto é favorável a Calderano, que não perde para o francês desde 2021, somando cinco vitórias.
— Simon é como um irmão para mim, então não é fácil jogar contra alguém que você conhece tão bem. Mas é claro que precisamos duelar na mesa e estou muito feliz pelo sucesso que ele teve recentemente. Estou feliz com o meu desempenho e também por avançar para a próxima rodada — disse Hugo após o jogo.
O campeão do Smash de tênis de mesa soma 2.000 pontos para o ranking, equivalente ao Mundial e às Olimpíadas. Nesta temporada, Calderano conquistou três ouros e uma prata no Circuito Mundial, além do título da Copa do Mundo e vice do Mundial, com 36 vitórias em 39 partidas.
A melhor campanha no Smash foi semifinal em Singapura 2023, perdida para Ma Long. O próximo desafio será contra o chinês Zhou Qihao (39°), nas oitavas de final, na quinta-feira (2), em horário a definir.