A campeã olímpica Lindsey Vonn, de 41 anos, sofreu uma queda grave durante a prova de downhill do esqui alpino, na manhã deste domingo, nos Jogos de Inverno. A atleta precisou ser resgatada por helicóptero após o acidente, ocorrido justamente na competição que marcaria sua despedida oficial do esporte.
Vonn foi a 13ª entre as 36 competidoras a descer a pista. Logo no início do percurso, a americana errou o traçado em uma das primeiras lombadas, fez uma curva mais fechada do que o necessário, tocou uma das bandeiras com o ombro, perdeu o equilíbrio e caiu.
Atendimento e paralisação da prova
A atleta permaneceu caída na pista, demonstrando sinais de dor, e recebeu atendimento imediato da equipe médica. Diante da gravidade do acidente, a prova foi interrompida.
Como é protocolo em ocorrências mais sérias no esqui alpino, Lindsey Vonn foi retirada do local por helicóptero, sob aplausos da torcida presente. Cerca de 20 minutos depois, a competição foi retomada.
Histórico de lesões
A queda acontece em meio a um histórico marcado por diversas lesões. Há pouco mais de uma semana, Vonn havia se recuperado de mais um acidente: no dia 30 de janeiro, durante uma etapa da Copa do Mundo de Esqui Alpino, rompeu completamente o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo.
Campeã olímpica no downhill nos Jogos de Inverno de Vancouver 2010, além de dona de duas medalhas de bronze (Vancouver 2010 e Pyeongchang 2018), Lindsey Vonn é considerada uma das maiores atletas da história do esqui alpino. Ao longo da carreira, conquistou 12 vitórias em Cortina, exatamente na pista onde sofreu o acidente deste domingo.
Ouro fica com Breezy Johnson
Enquanto a despedida de Lindsey Vonn terminava de forma dramática, sua compatriota Breezy Johnson acompanhava a situação com apreensão, ao mesmo tempo em que liderava a disputa pelo ouro.
Após a retomada da prova, Johnson confirmou o título olímpico com o tempo de 1min36s10. A alemã Emma Aicher ficou com a medalha de prata, enquanto a italiana Sofia Goggia completou o pódio com o bronze.