CBF divulga tabela da Série B do Brasileiro 2014 com a Portuguesa

O formato segue o mesmo: 38 rodadas, em pontos corridos, com acesso dos quatro melhores.

Avalie a matéria:
Torcedores da Portuguesa protestam contra decisão do STJD | CRIS FAGA/FOX PRESS PHOTO/Agência Estado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou na manhã desta sexta-feira a tabela da Série B do Campeonato Brasileiro, incluindo a Portuguesa. Com a cassação de todas as liminares que mantinham o clube na Primeira Divisão, o torneio começará no dia 19 de abril e terminará no dia 29 de novembro, com a Lusa entre os 20 concorrentes ao título. O formato segue o mesmo: 38 rodadas, em pontos corridos, com acesso dos quatro melhores.

As novidades da competição são Vila Nova, Luverdense, Sampaio Corrêa e Santa Cruz, que subiram da Série C no ano passado, além de Náutico, Ponte Preta, Vasco e a própria Portuguesa, que acabaram rebaixados na elite. Ainda não há o detalhamento da tabela, em relação a datas específicas e horários. A pausa para a Copa do Mundo será entre 3 de junho (10ª rodada) e 15 de julho (11ª rodada).

Veja os jogos da primeira rodada:

Bragantino x Náutico

Ponte Preta x Icasa

Vasco x América-MG

Santa Cruz x ABC

Sampaio Corrêa x Paraná

Ceará x Oeste

Joinville x Portuguesa

Vila Nova x Luverdense

América-RN x Avaí

Boa Esporte x Atlético-GO

Entenda o caso:

Após a última rodada do Campeonato Brasileiro, a CBF comunicou ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) a possível escalação irregular dos atletas Héverton, da Portuguesa, e André Santos, do Flamengo. A infração, julgada em duas instâncias no tribunal desportivo, acabou fazendo com que ambos os clubes perdessem quatro pontos. Dessa forma, o Fluminense permaneceu na Série A e a Portuguesa foi rebaixada para a Série B.

Desde então, uma série de ações judiciais originadas por torcedores dos dois clubes e questionando as decisões do STJD foram impetradas na Justiça Comum. Algumas liminares foram emitidas em favor dos torcedores, outras foram cassadas pela CBF. Paralelamente a isso, o Ministério Público de São Paulo, através do promotor Roberto Senise, decidiu investigar o caso. O promotor já chegou a afirmar que há indícios de que funcionários da Lusa receberam dinheiro para escalar Héverton. O Flamengo, por sua vez, recorre da perda de pontos na Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês), na Suíça.

Em carta enviada à CBF na última quarta-feira, a Fifa cobrou uma solução rápida para o problema e pede uma resposta definitiva até o dia 19 de fevereiro. No documento, a entidade máxima do futebol diz que a CBF tem "obrigação proibir recursos para tribunais ordinários relacionados à matéria desportiva do Brasil" e solicita que "seja tomada as medidas necessárias para encerrar o atual procedimento envolvendo o Flamengo e a Portuguesa". A carta é assinada por Marco Villiger, diretor jurídico da Fifa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES