COI define programa com igualdade de gêneros em participação

Kitesurfe e canoagem slalom extreme ganham espaço; levantamento de peso e boxe perdem vagas

Avalie a matéria:
Thomas Bach, em coletiva de imprensa na qual anunciou o programa de Paris 2024 | Greg Martin / COI
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Comitê Olímpico Internacional (COI) definiu nesta segunda-feira o programa de esportes das Olimpíadas de Paris 2024. Os principais destaques são a inclusão do breaking (breakdance) e as confirmações de surfe, skate e escalada, esportes que estrearão nos Jogos em Tóquio 2021. Caratê e beisebol/softball estão fora.

Em meio a estas trocas, o número total de participantes e de eventos sofreu reduções significativas. Os Jogos terão a partir de Paris 2024 10.500 competidores, cerca de 600 a menos do que atualmente, e o número total de eventos será de 329, 10 a menos que em Tóquio 2020. Informações do site GloboEsportes.com

O Parkour, esporte que gerou polêmica e protestos dos próprios praticantes contra a inclusão, não foi 

Thomas Bach, em coletiva de imprensa na qual anunciou o programa de Paris 2024aceito pelo COI. As mudanças anunciadas pela entidade não passam somente pela adição ou exclusão de esportes, mas muito pelo remanejamento de vagas dentro de esportes já consagrados no programa de eventos. Para Paris, levantamento de peso e boxe são os que mais perdem espaço.

O COI foi claro que as reduções são reflexo da insatisfação da entidade com a forma como os esportes são geridos. No caso do levantamento de peso, pesam os recorrentes casos de doping. Em Paris o esporte terá apenas 120 vagas, com cinco categorias para cada gênero. Isso representa uma redução de 76 vagas em relação a Tóquio e a menos da metade do que havia na Rio 2016.

BOX - O boxe em Paris terá 252 vagas contra 286 de Tóquio, com número igual de categorias para homens e mulheres. Ciclismo e atletismo são outros dois esportes em que o total de participantes de ambos os gêneros finalmente será igualado.

Atletismo - No atletismo essa paridade será possível pelo o corte da marcha atlética de 50km. A Federação Internacional havia proposto a inclusão dos 50km feminino, mas para que não houvesse aumento do número total de participantes a opção foi pelo corte. Um evento misto poderá ser adicionado, havendo a possibilidade de conquista de uma segunda medalha para ambos dos gêneros.

A vela terá como novidade a inclusão do kitesurfe, que terá disputa mista, assim como a classe 470. A canoagem conseguiu a inclusão da canoagem slalom extreme sacrificando alguns eventos de velocidade.

Ao todo 20 das 27 Federações Internacionais esportivas teriam solicitado ao COI algum tipo de alteração em seus respectivos programas, fossem pela inclusão de novos eventos ou pela redução do número de participantes em determinadas provas. Desde o princípio do processo o COI afirmou que só consideraria propostas que não necessitassem de um novo local de competição ou aumentassem o número total de atletas por esporte.

Atletas terão que deixar Vila Olímpica de Tóquio no máximo dois dias após competirem

Antes de anunciar o programa olímpico dos Jogos de Paris, o presidente Thomas Bach falou sobre algumas das medidas que estão sendo definidas pelos organizadores de Tóquio 2020 em combate à Covid-19. Um guia será compartilhado com todos os Comitês Olímpicos Nacionais, mas ele adiantou que as delegações terão que planejar uma estadia curta no país.

O principal ponto divulgado no momento se refere à saída dos atletas, que terão que deixar a Vila Olímpica no máximo dois dias após o fim de suas respectivas competições. Não será permitido esperar para participar da cerimônia de encerramento, caso o evento do atleta termine antes deste prazo. A presença nas cerimônias, aliás, é um ponto que ainda não está claro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES