SEÇÕES

Olé

Coluna do programa Olé, da Rede Meio Norte, dedicada à cobertura esportiva, com notícias, resultados, análises e informações atualizadas sobre as principais modalidades

Lista de Colunas

Com ajuda da análise, Rossi confirma fama de pegador de pênaltis e vira herói na Libertadores

Após falha, Rossi se redime e defende pênaltis decisivos na Libertadores

Rossi brilha nos pênaltis e garante Flamengo na semifinal | GILVAN DE SOUSA/FLAMENGO

O goleiro Agustín Rossi viveu uma montanha-russa de emoções na partida decisiva entre Flamengo e Estudiantes, pelas quartas de final da Libertadores. Depois de falhar no gol que levou o jogo para os pênaltis, o argentino se redimiu em grande estilo: defendeu duas cobranças, foi decisivo na vitória por 4 a 2 nas penalidades e garantiu o Rubro-Negro na semifinal da competição continental.

Mais do que reflexo ou sorte, o desempenho de Rossi nas penalidades tem por trás trabalho constante e análise detalhada. Segundo o próprio goleiro, o departamento de análise do Flamengo foi essencial na preparação. “A gente fez uma reunião no hotel e debatemos algumas definições. Acho que, dos quatro pênaltis, três foram como a gente tinha pensado”, revelou Rossi. “Defender dois foi importante não só pelo momento, mas por tudo o que a gente treina no dia a dia.”

Os números confirmam: Rossi já enfrentou 20 pênaltis com a camisa do Flamengo, defendeu sete, viu um ir na trave e sofreu 12 gols, 35% de aproveitamento nas defesas, um índice acima da média. Só em 2025, foram 13 cobranças, com cinco defesas. Na carreira, são 27 pênaltis defendidos em 87 cobranças, cerca de 31% de eficácia, o que o coloca entre os melhores do futebol de elite nesse quesito.

Após a partida, Rossi também fez um desabafo: “Eu me cobro muito. O gol que eu acho que poderia ter defendido me incomoda. O goleiro não pode errar nem no mínimo. Mas agora é hora de comemorar a classificação.” O Flamengo, que segue vivo na briga pelo tetracampeonato da Libertadores, enfrentará o Racing, da Argentina, nas semifinais, nos dias 22 e 29 de outubro.

*** As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.
Tópicos
Carregue mais
Veja Também