O Internacional já iniciou oficialmente a "Era Ramón Díaz". O técnico argentino desembarcou em Porto Alegre na noite da última quarta-feira (25), em voo fretado, acompanhado de cinco profissionais de confiança, incluindo seu filho e principal auxiliar, Emiliano Díaz. A comissão técnica começou os trabalhos na manhã desta quinta no CT Parque Gigante.
Apesar de contar com um integrante a mais do que a comissão anterior, o custo mensal da nova equipe será o mesmo: R$ 1,3 milhão por mês. O valor inclui salários de Ramón, Emiliano e dos outros integrantes, além de encargos e benefícios.
A manutenção do custo sinaliza que, mesmo após a saída do técnico anterior (cujo nome não foi divulgado nesta nota), o clube optou por seguir apostando alto em estrutura de comissão técnica. A chegada de mais um auxiliar reforça o modelo de trabalho de Ramón Díaz, que costuma dividir funções táticas e operacionais com seus assistentes, em especial com o filho Emiliano, que comanda treinos e também atua ativamente nos jogos à beira do gramado.
Mesmo após uma chegada tardia na noite de quarta, Ramón e sua equipe iniciaram os trabalhos já na manhã desta quinta-feira (26). O turno foi dedicado a conversas com a comissão técnica permanente do clube, especialmente com o interino Pablo Fernandez, que dirigiu as atividades nos dias anteriores. A ideia é obter um panorama geral do elenco e acelerar a adaptação.
A equipe completa de Ramón Díaz no Inter conta com:
Emiliano Díaz – auxiliar técnico (filho de Ramón e braço-direito)
Diego Pereira – preparador físico (brasileiro)
Bruno Urribarri – auxiliar técnico
Oscar Ferreyra – auxiliar técnico
Juan Romanazzi – analista de desempenho
Todos esses profissionais já trabalharam com Ramón em suas passagens recentes por Vasco da Gama e Corinthians.
Ramón Díaz tem chances de estrear já neste sábado (27), no duelo contra o Juventude, pelo Campeonato Brasileiro. Para isso, o clube precisa regularizar o contrato do treinador no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF até o fim do dia de sexta-feira. Caso o nome não seja publicado a tempo, o interino Pablo Fernandez seguirá à frente do time.