O jovem Estevão, atacante do Chelsea e da Seleção Brasileira, é o único representante do Brasil na lista final do prestigiado troféu Golden Boy, divulgada nesta quarta-feira (15). A premiação, criada pelo jornal italiano Tuttosport, elege os melhores jogadores sub-21 de cada temporada do futebol europeu.
Com apenas 18 anos, Estêvão chegou ao Chelsea no final de julho, após se destacar no Palmeiras, e agora representará o Brasil entre os 20 concorrentes da edição 2024/25. A lista reúne nomes promissores de clubes das 25 principais ligas da UEFA, incluindo jovens já bastante conhecidos no cenário europeu, como Désiré Doué, Warren Zaïre-Emery e Senny Mayulu, do PSG; Kenan Yildiz, da Juventus; Arda Güler e Franco Mastantuono, do Real Madrid; além de Myles Lewis-Skelly e Ethan Nwaneri, do Arsenal.
Para participar da disputa, além de atuar em clubes das principais ligas europeias, os jogadores precisam ter nascido a partir de 2004. O atual vencedor do Golden Boy é o craque Lamine Yamal, do Barcelona.
O prêmio foi criado em 2003 e teve como primeiro ganhador o holandês Rafael van der Vaart, então no Ajax. Desde então, apenas dois brasileiros conquistaram o título: Anderson, em 2007, e Alexandre Pato, em 2008. Curiosamente, ambos foram revelados por clubes brasileiros (Grêmio e Internacional), mas já atuavam na Europa (Manchester United e Milan) quando receberam o troféu.
CONFIRA A LISTA COMPLETA DOS CONCORRENTES AO GOLDEN BOY 2024/25:
Pau Cubarsí (Barcelona)
Désiré Doué (PSG)
Dean Huijsen (Real Madrid)
Kenan Yildiz (Juventus)
Myles Lewis-Skelly (Arsenal)
Warren Zaïre-Emery (PSG)
Arda Güler (Real Madrid)
Franco Mastantuono (Real Madrid)
Ethan Nwaneri (Arsenal)
Jorrel Hato (Chelsea)
Geovany Quenda (Sporting)
Estêvão (Chelsea)
Leny Yoro (Manchester United)
Senny Mayulu (PSG)
Nico O’Reilly (Manchester City)
Eliesse Ben Seghir (Bayer Leverkusen)
Victor Froholdt (Porto)
Lucas Bergvall (Tottenham)
Archie Gray (Tottenham)
Mamadou Sarr (Strasbourg)
Estêvão segue como a principal esperança brasileira entre os jovens talentos da Europa, buscando se destacar entre esses grandes nomes e, quem sabe, entrar para o seleto grupo de brasileiros que já levaram o Golden Boy para casa.