SEÇÕES

Olé

Coluna do programa Olé, da Rede Meio Norte, dedicada à cobertura esportiva, com notícias, resultados, análises e informações atualizadas sobre as principais modalidades

Lista de Colunas

Vasco emite nota de repúdio após declarações de Bap, presidente do Flamengo

Entenda a polêmica e a resposta do clube carioca

Vasco Repudia Críticas do Flamengo Sobre Acordo Com Crefisa | Leandro Amorim/Vasco

O Vasco da Gama divulgou nesta quarta-feira (15) uma nota de repúdio à declaração do presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, que criticou o acordo de empréstimo de R$80 milhões firmado entre o Cruz-Maltino e a empresa Crefisa. Em entrevista ao UOL, o mandatário rubro-negro levantou suspeitas sobre o negócio, sugerindo conflito de interesses e questionando a moralidade da transação.

Bap afirmou que o pedido da Crefisa de 10% das ações da SAF do Vasco como garantia indica um movimento da empresa em direção ao rival Flamengo, além de ressaltar que o acordo foi anunciado no mesmo dia em que o Vasco sofreu uma derrota por 3 a 0 para o Palmeiras, com três gols sofridos em 20 minutos.

Em resposta, o Vasco rebateu as acusações classificando-as como “insinuações e ilações irresponsáveis e completamente desconexas da realidade”. O clube também afirmou que as declarações de Bap têm o objetivo de “desviar a atenção da opinião pública” para temas ligados à gestão do próprio Flamengo, que enfrenta pressão após bloqueio de valores dos clubes da Libra.

NA ENTREVISTA, BAP COMENTOU SOBRE A RELAÇÃO ENTRE VASCO E CREFISA:

“Esse é um problema do futebol brasileiro. Não sei se o brasileiro médio entende como funciona o mercado financeiro. Quando você vai pegar um empréstimo, o que o banco pede de garantia? Um ativo real que você tenha, um imóvel, um barco, um prédio... Quem pede ações como garantia, está dizendo que quer virar dono.”

O PRESIDENTE DO FLAMENGO TAMBÉM DISSE ACREDITAR QUE A CREFISA TEM A INTENÇÃO DE SE TORNAR PARTE OFICIAL DA SAF VASCAÍNA:

“‘Para bom, meia’. É básico no mundo corporativo. O movimento é muito claro, e ele não superou a barreira dos 20%, porque seria um gatilho para ser considerado uma parte que não é só financeira, é como se tivesse colocando realmente um pé dentro do clube. Não tenho dúvida nenhuma que isso é um movimento de desembarque num clube para embarcar em outro daqui a pouco.”

BAP REFORÇOU SUA VISÃO DE QUE A RELAÇÃO ENTRE VASCO E CREFISA CONFIGURA UM CONFLITO DE INTERESSES, CLASSIFICANDO A APROXIMAÇÃO COMO IMORAL, EMBORA NÃO ILEGAL:

“Acho que temos um caso clássico de conflito aí. Como pode o dono de uma empresa, que trabalha em um clube cujo maior patrocinador era esse, que é credor de outro clube e tem ações em garantia? Detalhe, isso tudo sendo anunciado no dia que o Vasco perde para o Palmeiras por 3 a 0 em 20 minutos. É complexo. Tem coisas que é feito ‘mulher de César’, não precisa ser honesto, tem que parecer também. Para quem se posiciona como baluarte da correção, como fica isso? Não é ilegal, é só imoral.”

A Crefisa é uma empresa de crédito cujo proprietário é José Roberto Lamacchia, marido de Leila Pereira — que atua na gestão da companhia e também é presidente do Palmeiras. A empresa foi patrocinadora máster do clube alviverde até o início de 2025, quando a Sportingbet assumiu a posição.

CONFIRA A NOTA OFICIAL DO VASCO: 

“O Vasco da Gama repudia frontalmente a postura do presidente do Clube de Regatas do Flamengo, por fazer insinuações e ilações irresponsáveis e completamente desconexas da realidade em relação a temas que nada dizem respeito à instituição da qual é mandatário. Tal fato, além de não surpreender, certamente tem o intuito de desviar a atenção da opinião pública de assuntos ligados à conduta do seu próprio clube no mercado. Dito isso, o Vasco reafirma publicamente que conduz todas as suas decisões com total transparência, lisura e seriedade, valores que se manterão irretocáveis, mesmo diante de atitudes lamentáveis como esta.”

*** As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.
Tópicos
Carregue mais
Veja Também