Os grandes destaques do futebol brasileiro em 2025 foram reconhecidos nesta segunda-feira (8) durante a premiação Bola de Prata, promovida pela ESPN. A cerimônia revelou as seleções do Campeonato Brasileiro masculino e feminino, além de premiar os melhores técnicos, artilheiros, revelações, o gol mais bonito da temporada e os vencedores da Bola de Ouro. No masculino, Arrascaeta, do Flamengo, ficou com o principal prêmio individual, enquanto no feminino a vencedora foi Gabi Zanotti, do Corinthians.
O meia Arrascaeta foi eleito o melhor jogador do Brasileirão masculino e recebeu o Troféu Bola de Ouro após uma temporada de alto rendimento pelo Flamengo. Pelo futebol feminino, a meia Gabi Zanotti, do Corinthians, conquistou o mesmo troféu, sendo reconhecida como a principal jogadora do campeonato. A premiação também anunciou Josué, do Coritiba, como o melhor jogador da Série B.
Técnicos, artilheiros e revelações também foram premiados
Na categoria de melhor treinador, Lucas Piccinato, do Corinthians feminino, e Rafael Guanaes, do Mirassol, no masculino, receberam o Troféu Telê Santana. Entre os artilheiros de 2025, Amanda Gutierres, do Palmeiras, foi a goleadora no feminino, enquanto Kaio Jorge, do Cruzeiro, terminou a competição como principal marcador no masculino.
Entre as revelações, Jhonson, do Corinthians, se destacou no feminino, e Allan, do Palmeiras, foi eleito a principal revelação do masculino. Já o gol mais bonito da temporada foi marcado por Manu Balbinot, do Real Brasília, no feminino, e por Pedro, do Flamengo, no masculino.
Prêmio Reflexões destaca representatividade no futebol
A técnica Fabiana Guedes, do time feminino do Atlético-MG, recebeu o Prêmio Reflexões durante a cerimônia. Ela é a primeira mulher negra a comandar uma equipe no futebol feminino e foi homenageada pelo rapper Djonga, que entregou o troféu durante o evento.
Seleção do Brasileirão masculino reúne destaques de 2025
A seleção masculina do Brasileirão 2025 foi formada por:
- Goleiro: Walter (Mirassol)
- Zagueiros: Léo Pereira (Flamengo) e Fabrício Bruno (Cruzeiro)
- Laterais: Paulo Henrique (Vasco) e Reinaldo (Mirassol)
- Volante: Lucas Romero (Cruzeiro)
- Meio-campista: Arrascaeta (Flamengo) e Matheus Pereira (Cruzeiro)
- Atacantes: Kaio Jorge (Cruzeiro), Pedro (Flamengo) e Vitor Roque (Palmeiras)
Seleção feminina tem Corinthians e Cruzeiro como bases
No feminino, a seleção do Brasileirão 2025 ficou com Camila Rodrigues (Cruzeiro) no gol; Mariza e Thaís Ferreira (Corinthians) na zaga; Gi Fernandes (Corinthians) e Gisseli (Cruzeiro) nas laterais; Lorena Bedoya (Cruzeiro) como volante; Gabi Zanotti e Vic Albuquerque (Corinthians) no meio; e no ataque Amanda Gutierres (Palmeiras), Byanca Brasil (Cruzeiro) e Jhonson (Corinthians).