Conheça mais sobre Dona Celeste, a mãe centenária do Rei Pelé

Apesar de sua trajetória incomparável, o ex-astro aprendeu a virtude da modéstia com seus pais.

Pelé | Arquivo Pessoal
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Celeste Arantes, a mãe de Pelé, completou 100 anos no dia 20 de novembro, quando iniciou a Copa do Mundo do Catar. Embora ela não saiba da morte do ex-astro, o cortejo fúnebre que passará por Santos nesta terça-feira passará por sua casa antes do enterro.

Dona Celeste tinha 17 anos em 23 de outubro de 1940, data em que deu à luz o filho mais velho, que se tornaria para muitos o melhor jogador de futebol da história com 1.283 gols (nas contas dele) e o inédito feito de três Copas do Mundo conquistadas.

Dona Celeste  não soube da morte do filho Pelé. (Foto: Arquivo Pessoal)

Casada com João Ramos do Nascimento aos 16 anos, ela teve depois Jair (Zoca), que morreu em 2020 de câncer, a mesma doença que matou o Rei na última quinta-feira, e Maria Lúcia, com quem mora em Santos.

Leia Mais

Dona Celeste sempre se dedicou a cuidar de seus três filhos.

"Ela está bem, embora esteja em seu mundinho consciente (de que seu filho) não está presente", disse Maria Lúcia ao canal ESPN na sexta-feira.

"Obrigado, mãe"

Após a morte de Pelé aos 82 anos, muitos ficaram surpresos ao saber que sua mãe estava viva e que o cortejo com o corpo em Santos, onde o ex-atacante construiu grande parte de sua lendária carreira, passará em frente à casa de Dona Celeste antes de dirigir-se ao cemitério, onde será sepultado.

Milhares de brasileiros acompanharam o velório do ex-atleta no gramado da Vila Belmiro, estádio do Santos, desde esta segunda-feira.

"Desde criancinha, ela me ensinou o valor do amor e da paz. Eu tenho muito mais de uma centena de motivos para agradecer por ser o seu filho. Compartilho essas fotos com vocês, com muita emoção por celebrar este dia. Obrigado por todos os dias ao seu lado, mãe", escreveu o ex-craque no dia 20 de novembro em sua conta no Instagram.

Pelé acompanhou a publicação com três fotos de mãe e filho em momentos diferentes, nas quais se vê uma senhora baixinha, com grande semelhança com o ex-astro.

Nove dias depois, o jogador deu entrada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde faleceu.

Uma Copa de presente

Pelé perdeu o pai, conhecido como 'Dondinho', em novembro de 1996. O ex-astro costumava dizer que prometeu ao pai que ganharia uma Copa do Mundo depois de vê-lo chorar após o Maracanazo: a vitória do Uruguai de virada por 2 a 1 sobre o Brasil na final do Mundial de 1950, disputada no Maracanã, no Rio de Janeiro.

Além de conquistar a primeira taça para a seleção brasileira na Suécia-1958, Pelé deu a 'Dondinho', também ex-jogador de clubes como o Atlético-MG, e aos brasileiros outros dois troféus do Mundial: Chile-1962 e México-1970.

Apesar de sua trajetória incomparável, o ex-astro aprendeu a virtude da modéstia com seus pais.

"Nunca pensei que eu fosse melhor ou mais do que ninguém. É a educação que tive", explicou ele no documentário da Netflix "Pelé".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES