Pela quarta vez na história, a Copa do Brasil é do Corinthians. Eficiente nos contragolpes e letal quando teve espaço, o time paulista venceu o Vasco por 2 a 1, neste domingo (21), no Maracanã, e conquistou o título diante de 63 mil vascaínos.
Mesmo em minoria, cerca de quatro mil torcedores, a torcida corintiana fez festa no estádio. Yuri Alberto e Memphis Depay marcaram para o Corinthians, enquanto Nuno Moreira descontou.
Como foi Vasco x Corinthians
Após um jogo de ida truncado, a expectativa era de uma decisão mais aberta e, ainda que sem grande volume de chances, os primeiros 48 minutos fizeram jus ao peso de uma final.
Fiel ao estilo de Dorival Júnior, o Corinthians iniciou a partida priorizando a solidez defensiva. A equipe se organizou com uma linha de quatro bem compacta, oferecendo poucos espaços para as movimentações de Andrés Gómez, Coutinho, Rayan e Nuno Moreira.
Ofensivamente, o plano era claro: passes longos para Memphis e lançamentos em profundidade para Yuri Alberto. A estratégia, simples e objetiva, funcionou aos 18 minutos. Matheuzinho recebeu pela intermediária direita e virou o jogo rapidamente para Yuri Alberto, que dominou, se posicionou bem e finalizou com categoria no canto esquerdo de Léo Jardim, abrindo o placar.
O gol desestabilizou o Vasco. Nos minutos seguintes, o time carioca passou a apressar as jogadas e quase sofreu o segundo gol em lance semelhante, novamente com Yuri Alberto, que finalizou por cima.
A partir dos 30 minutos, o Vasco conseguiu se reorganizar. Explorando principalmente o lado direito com Paulo Henrique e Rayan, a equipe de Fernando Diniz apostou nos cruzamentos para furar o bloqueio defensivo corintiano.
O empate veio aos 40 minutos, mas pelo lado oposto. Após erro de passe de Raniele no meio-campo, Andrés Gómez avançou pela esquerda e cruzou na medida para Nuno Moreira, que cabeceou firme para deixar tudo igual.
Segundo tempo aberto e golpe fatal
O segundo tempo começou mais movimentado. O Vasco passou a pressionar pelos lados do campo, com Paulo Henrique e Puma Rodríguez, empurrando o Corinthians para o campo defensivo nos primeiros 15 minutos. O risco, porém, era o mesmo do primeiro tempo: ser surpreendido no contragolpe.
E foi exatamente o que aconteceu aos 18 minutos. Em rápida transição ofensiva, Matheuzinho lançou Yuri Alberto pela direita. O atacante cruzou rasteiro, à meia-altura, para Memphis Depay, que finalizou com precisão e recolocou o Corinthians em vantagem.
A partir daí, o Vasco tentou o tudo ou nada. Vegetti, GB e Tchê Tchê entraram, seguidos por Matheus França e David, em uma tentativa de abafa nos minutos finais.
A insistência, no entanto, esbarrou na organização defensiva e na leitura tática do Corinthians, que soube administrar o resultado até o apito final.
O que esperar
Com a conquista da Copa do Brasil, o Corinthians garantiu vaga na fase de grupos da Libertadores de 2026. O clube também disputará a Supercopa Rei (nome atual da Supercopa do Brasil) contra o Flamengo, campeão brasileiro. A partida está prevista para 24 de janeiro, com data e local ainda sujeitos a alteração.