Cruzeiro e Felipão rescindem contrato antes do término da Série B

Treinador estava insatisfeito com os bastidores do clube mineiro e falta de certeza sobre investimento

Felipão | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O técnico Luiz Felipe Scolari e o Cruzeiro anunciaram a rescisão de contrato (válido até o fim de 2022), antes mesmo do término da Série B do Campeonato Brasileiro. Em comum acordo, a definição ocorreu após um contato entre a diretoria do clube e o treinador na manhã desta segunda- feira, em meio aos problemas não resolvidos de salários atrasados e também das incertezas quanto à montagem do elenco para 2021. A multa de R$ 10 milhões não precisou ser paga, pois a saída partiu inicialmente do treinador.

Felipão não estava seguro com as argumentações da diretoria do clube mineiro sobre o planejamento e a capacidade de investimento e decidiu romper o vínculo. Felipe Conceição, hoje no Guarani, aparece como nome forte nos bastidores da Raposa. Além de Felipão, os auxiliares Paulo Turra, Carlos Pracidelli e o preparador Anselmo Sbragia também deixam o Cruzeiro. Para o o jogo contra o Paraná, na sexta-feira, pela última rodada da Série B, quem comanda a equipe é o auxiliar fixo Célio Lúcio.

Nas últimas semanas, o incômodo de Felipão ficou ainda maior com a direção, principalmente pelo fato de não haver uma previsão no pagamento dos salários atrasados. Com os problemas financeiros, também ficou incerta a capacidade de investimento para contratação para 2021.

Com o desejo de continuar conquistando títulos na carreira, Felipão não sentia certeza de que poderia levantar algum troféu pelo Cruzeiro ou segurança de estar entre os quatro primeiros colocados na Série B de 2021. Em comunicado, Felipão agradeceu à oportunidade e relembrou os motivos pelos quais foi contratado, em outubro.

- Quando em outubro recebi em Porto Alegre o presidente Sérgio e diretoria, eu disse sim ao plano de construção de um novo Cruzeiro EC. Sabia do desafio que era recuperar o time na Série B. Naquele momento havia uma grande ameaça de queda para a Série C. Todos nós naquela reunião assumimos o compromisso com este projeto. Um trabalho organizado onde todos deveriam dar sua contribuição, cada um no seu setor. Aceitei retornar com enorme prazer em ajudar e trabalhar pelo clube. Conseguimos recuperar o time na série B.

O Cruzeiro, por sua vez, destacou que "Scolari e sua comissão técnica cumpriram a importante missão de recuperar o Cruzeiro no Campeonato Brasileiro da Série B". A Raposa agradeceu o trabalho de Felipão e lhe dedicou sorte.

Felipão está fora do Cruzeiro  Foto: Gustavo Aleixo 

Passagem

O treinador foi contratado em outubro do ano passado, após a demissão de Ney Franco, logo depois do empate com o Oeste por 0 a 0. Mas o acerto não foi fácil. Primeiro, descartou a possibilidade. Assim, o Cruzeiro tentou Lisca, Umberto Louzer e Marcelo Chamusca. De todos, ouviu não.

Com uma proposta melhorada – contrato de três anos, multa rescisória girando em torno de R$ 10 milhões e promessa de montagem de um time forte – Felipão foi demovido da negativa e aceitou o contrato com o Cruzeiro, com o time em 19º, com apenas 12 pontos em 15 partidas.

O combinado foi salvar o time do rebaixamento à Série C. Felipão conseguiu e impediu uma vergonha de uma nova queda. Mesmo assim, o futebol do time não teve um salto de crescimento e, após engatar uma série de nove partidas sem derrota, conseguiu tirar o time do Z-4 e chegou até a sonhar com o acesso.

Mas parou no sonho. Após mais três vitórias, o Cruzeiro voltou a ser irregular na Série B, ter atuações abaixo da expectativa e perder pontos em casa. O acesso não foi alcançado, e o financeiro começou novamente a apertar com a recorrência dos salários atrasados.

Foram 21 partidas, somando nove vitórias, oito empates e quatro derrotas. A comissão técnica de Felipão também deixa o clube: Paulo Turra e Carlos Pracideli (auxiliares técnicos) e Anselmo Sbragia (preparador físico).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES