Fla perde por 2 a 1, mas escapa do rebaixamento

Com o resultado, a equipe do técnico Vanderlei Luxemburgo cai para a 15ª colocação, com 43 pontos

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Flamengo perdeu por 2 a 1 de virada neste domingo para o Cruzeiro, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, mas mesmo assim escapou do rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro. Diego Maurício abriu o placar para os donos da casa, mas Roger e Thiago Ribeiro fizeram para os visitantes.

Com o resultado, a equipe do técnico Vanderlei Luxemburgo cai para a 15ª colocação, com 43 pontos, à frente de Atlético-GO e Vitória, ambos com 41. Porém, como goianos e baianos duelam na última rodada, os cariocas perderão, no máximo, uma posição no Nacional. Já o Cruzeiro fica em terceiro, com 66 e remotas chances de título - precisa torcer contra Fluminense, líder com 68, e Corinthians, com 67.

Sob um forte calor em Volta Redonda e sobre um gramado longe das melhores condições, as duas equipes iniciaram o duelo em ritmo lento, arriscando apenas chutes de longe. Empurrado pela torcida, o Flamengo tentou tomar iniciativa e, logo na primeira boa chance, conseguiu abrir o placar: Diego Maurício recebeu bom lançamento de Diogo e tocou sem chances para Fábio.

A partir daí, o jogo ficou nervoso. Marquinhos Paraná fez falta dura em Renato Abreu e os reservas dos donos da casa deixaram o banco para tomarem satisfações, iniciando uma confusão (o volante celeste foi punido com cartão amarelo). Após uma sucessão de infrações e passes errados, os visitantes buscaram a igualdade na bola parada: Roger cobrou falta, a bola desviou na barreira e enganou Marcelo Lomba aos 15min.

O gol animou os cruzeirenses, que, liderados por Montillo, empurraram os rubro-negros para a defesa. Thiago Ribeiro, que chutou para fora aos 35min, e Henrique, que parou no goleiro flamenguista aos 37min, quase marcaram para os mineiros. O time carioca melhorou um pouco no final, mas o máximo que conseguiu foi uma cabeçada de Welinton por cima da meta de Fábio.

O panorama mudaria no segundo tempo. O Flamengo voltou melhor e dominou as ações. Mesmo assim, Wellington Paulista encontrou espaços e criou duas boas chances, uma delas com uma bonita bicicleta espalmada por Lomba. Com Petkovic no lugar de Diogo, a equipe rubro-negra quase empatou em cruzamento de Diego Maurício que passou com muito perigo pelo gol cruzeirense.

No entanto, logo depois, os visitantes buscariam a virada. Aos 24min, Montillo escapou de forte marcação e cruzou para Thiago Ribeiro marcar de cabeça. Com Val Baiano e Correa em campo, o Flamengo se lançou para o ataque em busca da igualdade. Já Cuca trocou Roger por Edcarlos e fechou o Cruzeiro.

Desorganizado, o time da casa tentou criar perigo na base da vontade, mas não conseguia assustar Fábio. Diferentemente dos celestes, que, em rápidos contra-ataques, levaram perigo. Aos 38min, Montillo fez linda jogada e tocou para Wellington Paulista, que perdeu uma chance incrível. Para sorte do atacante, o Cruzeiro segurou o resultado até o final.

Os dois times voltam a campo no próximo domingo, às 17h (de Brasília). Com chances de classificação à Copa Sul-Americana, o Flamengo pega o Santos na Vila Belmiro. Já o Cruzeiro, sonhando com título, recebe o Palmeiras na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.

FICHA TÉCNICA

Flamengo 1 x 2 Cruzeiro

Gols

Flamengo: Diego Maurício, aos 9min do primeiro tempo

Cruzeiro: Roger, aos 15min do primeiro tempo, e Thiago Ribeiro, aos 24min do segundo tempo

Ponto Forte do Flamengo

Diego Maurício, que mostrou boa movimentação, além de deixar sua marca

Ponto Forte do Cruzeiro

Montillo: todas as jogadas de perigo do Cruzeiro passam pelos pés do argentino

Ponto Fraco do Flamengo

Errou muitos passes no primeiro tempo e mostrou nervosismo após levar segundo gol

Ponto Fraco do Cruzeiro

Voltou em ritmo lento para a etapa final

Personagem do jogo

Montillo, que comandou o triunfo celeste com uma grande atuação no meio-campo

Esquema Tático do Flamengo

4-4-2

Marcelo Lomba; Leonardo Moura, Welinton, Ronaldo Angelim e Juan; Maldonado Willians (Correa), Renato Abreu e Marquinhos (Val Baiano); Diego Maurício e Diogo (Petkovic); técnico Vanderlei Luxemburgo

Esquema Tático do Cruzeiro

4-4-2

Fábio; Jonathan, Gil, Léo e Diego Renan; Henrique, Marquinhos Paraná, Roger (Edcarlos) e Montillo (Éverton); Thiago Ribeiro (Rômulo) e Wellington Paulista; técnico Cuca

Cartões Amarelos

Flamengo: Diogo

Cruzeiro: Marquinhos Paraná, Henrique e Jonathan

Árbitro

Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS)

Local

Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES