De desconhecido a atrevido, Lanzini já ganha espaço com Abelão no Flu

Técnico garante escalação do argentino contra o Vasco.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De desconhecido a atrevido. De incógnita a ousado. Lanzini chegou às Laranjeiras ofuscado pelas contratações de Martinuccio e Rafael Sobis. Se não fosse apresentado ao lado dos outros dois reforços e no dia do aniversário de 109 anos do Fluminense, talvez sua primeira experiência no Tricolor ficasse restrita a uma simples entrega de camisa e poucos jornalistas. Revelação do River Plate-ARG, e com apenas 18 anos, o jogador só havia sido descoberto pelo futebol argentino e por olheiros espalhados pelo mundo. Nada mais natural então que o técnico Abel Braga nunca tivesse ouvido falar do jogador. Problemas à vista? Nada que pouco menos de um mês, e um telefonema depois, a nova joia do atual campeão brasileiro não tenha conseguido resolver.

Dia 22 de julho. Pouco mais de 24 horas após a apresentação de Martinuccio, Sobis e Lazini, Abel Braga concedia entrevista em Volta Redonda, onde o Fluminense enfrentaria o Palmeiras. Perguntado sobre os reforços, o treinador elogiou a atuação de do primeiro na Libertadores de 2011, disse conhecer bem o segundo, com quem trabalhou no Internacional, e mostrou um natural desconhecimento sobre o jovem de 18 anos que era conhecido como "A Joia" nas categorias de base do River Plate. "Temos de ver ainda se o garoto já tem condições de nos ajudar ou se precisa ganhar mais experiência", disse. Daquele dia até a estreia de Lanzini, na última quarta, com a camisa 11 que era do compatriota Conca às costas, menos de um mês se passou. Período suficiente para o jovem mostrar sua habilidade nos treinamentos e também para Abel receber ótimas referências vindas diretamente da Argentina.

- Realmente eu não o conhecia. Até que recebi o telefonema de um grande amigo, Alfonso Cabarro, que é torcedor do River Plate. Nos conhecemos na Copa de 1978 e ele é pai do empresário do Pablo Aimar. Alfonso me disse que Lanzini era um jogador muito bom, atrevido e diferenciado. Em pouco tempo o garoto mostrou que tem um estilo diferente de todos os meias do elenco, com mais movimentação. Tínhamos sempre o meia clássico, como Deco, Souza e até mesmo o Conca. Mas o Lanzini é diferente, é ousado, atrevido, tenta sempre tirar o marcador da frente. Ter hoje em dia um jogador que além do bom passe ainda consegue eliminar os adversários no drible ajuda muito. Isso ajuda a criar a superioridade em uma partida. Atualmente o futebol é muito encaixado, sem espaço. E com a marcação apertada os mais cadenciados não conseguem armar como deveriam - disse o técnico Abel Braga em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM.

Sincero e direto como sempre, Abelão não garantiu a titularidade ao argentino. Mas deixou claro que sacá-lo do time para o clássico do próximo domingo, diante do Vasco, às 18h (de Brasília), no Engenhão, seria temerário. Na estreia, Lanzini finalizou cinco vezes a gol e acertou 91,6% dos passes que tentou - 44 em 48 possíveis.

- Com certeza ele vai jogar mais, ter mais chances. Talvez não todo jogo, mas acho que não escalá-lo no próximo domingo seria temerário. Ele estreou e foi bem. Na quinta eu perguntei se ele estava cansado e a resposta foi não. Lanzini pegou o início da pré-temporada do River Plate e depois passou duas semanas treinando muito nas Laranjeiras. Não é um velocista, mas é um jogador que se movimenta o jogo todo. Acho isso extraordinário - explicou o treinador, pedindo calma com a joia tricolor e ao mesmo tempo garantindo que o mesmo ainda vai evoluir muito ao longo do Campeonato Brasileiro.

- Ele ainda é novo e vai crescer, mas hoje no futebol brasileiro temos poucos jogadores que se livram fácil da marcação como Ronaldinho Gaúcho, Thiago Neves, Lucas, Valdívia... São aqueles capazes de mudar a previsibilidade de uma partida. A partir de agora os rivais terão de ficar de olho no Lanzini também. Não dá para dizer que o time ganhou por causa dele, mas para um primeiro jogo, até pela pouca idade e adaptação, dá para dizer que ele ainda tem muito a nos dar. Só não vou jogar sobre o menino a mesma responsabilidade que passo aos mais experientes. Mas é sim um jogador bem interessante e que não tem medo de errar. Gosto desse atrevimento dele.

Um dos poucos nas Laranjeiras que pode dizer que já conhecia Lanzini de outros carnavais é o gerente de futebol tricolor, Marcelo Teixeira. Responsável pela contratação, o dirigente conheceu o argentino quando trabalhava como observador do Manchester United-ING na América do Sul. Segundo ele, a negociação, que durou cerca de uma semana, só foi possível diante do rebaixamento do River Plate para a Série B do Campeonato Argentino somada à péssima situação financeira do clube portenho. Dada as devidas proporções, Marcelo lembra que Lanzini e seu companheiro Erik Lamela, hoje na Roma-ITA, eram considerados a dupla sensação da Argentina como se fossem Neymar e Ganso no início da carreira.

- Existia essa comparação do Lanzini e do Lamela de hoje com o Neymar e o Ganso de dois anos atrás. Conheci o jogador desde que ele começou a jogar pelos profissionais do River. Na estreia ele tinha apenas 16 anos. Foi uma aposta minha e de toda a diretoria. Pelo que eu sabia das qualidades dele, já esperava essa boa estreia. Agora pode ter certeza de que o Fluminense está dando todo o carinho para ele se adaptar o mais rapidamente possível ao clube e ao Rio de Janeiro - explicou Teixeira.

Há poucos dias de completar um mês na Cidade Maravilhosa, Lanzini já mora sozinho em Ipanema. O pai e a mãe do jogador se revezam nas visitas e a namorada chegou recentemente ao Brasil para matar as saudades. Só faltou tempo para conhecer um pouco mais o Rio de Janeiro, porque a torcida tricolor o moleque atrevido e ousado já deu uma pequena prova de que tem condições de honrar o apelido e brilhar também nas Laranjeiras.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES