De virada, Brasil vence a República Tcheca com dois gols de Jesus

A seleção de Tite chegou a assustar pelo péssimo desempenho no primeiro tempo

| David W Cerny/Reuters
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil sofreu, saiu atrás no placar, mas conseguiu a vitória no amistoso disputado hoje em Praga, diante da República Tcheca. Com gols de Roberto Firmino e Gabriel Jesus (duas vezes), a seleção de Tite chegou a assustar pelo péssimo desempenho no primeiro tempo, mas apresentou melhora o suficiente para fazer o 3 a 1. O gol dos donos da casa foi feito por Pavelka.

Com Coutinho novamente apagado, a equipe sofreu bastante para criar nos primeiros 45 minutos e ainda viu Marquinhos falhar no gol do adversário. A República Tcheca "retribuiu" com um erro semelhante, entregando a bola nos pés de Firmino, que não teve trabalho para empatar no começo do segundo tempo. Depois Tite fez mudanças, colocou Everton, David Neres e Gabriel Jesus e viu a sua equipe melhorar em movimentação, especialmente pelos lados do campo. Foi assim que Neres recebeu a bola pela esquerda em um belo passe de Danilo e colocou Jesus na cara do gol para virar.

David W Cerny/Reuters 

O triunfo alivia (mas não tira) a pressão em cima de Tite nos seus últimos amistosos antes de convocar a seleção para a Copa América. O treinador passou a semana bastante questionado, especialmente após o empate por 1 a 1 com o Panamá, no sábado, quando viu seu time ser vaiado em Portugal. Agora, no dia 17 de maio, o treinador convoca a seleção que estreia dia 14 de maio contra a Bolívia, mas antes tem amistoso para disputar, no dia 5 de junho, provavelmente contra o Qatar, no Maracanã. A CBF ainda busca um rival para o dia 9, no Beira-Rio, mas as negociações estão complicadas.

O melhor: Roberto Firmino 

O gol, fruto de seu já conhecido oportunismo, coroou uma atuação paciente e completa. Firminou ficou completamente isolado no ataque no primeiro tempo, mas ganhou mais liberdade com a entrada de Gabriel Jesus e passou a comandar as ações vindo de trás, como já faz no Liverpool, da Inglaterra, desde o início desta temporada europeia. Everton e David Neres, testados nas pontas na etapa final, também merecem destaque pela coragem nas jogadas individuais. Jesus, com dois gols decisivos, obviamente também fica em evidência.

O pior: Allan 

O volante ganhou chance na vaga que era de Arthur e teve um primeiro tempo para esquecer. Quando a República Tcheca adiantou a marcação, foi o jogador do Napoli quem mais sentiu a pressão. Foram inúmeros passes errados e divididas perdidas. Quem também não teve uma jornada tão feliz foi Thiago Silva. O zagueiro passou por apuros na marcação de Schick.

JoeKlamar-AFP

República Tcheca pressiona o Brasil, que mostra futebol irreconhecível

 O Brasil teve um início de primeiro tempo bom, com lances rápidos e domínio de bola no campo do adversário. Como resposta, a República Tcheca adiantou um pouco a marcação e sufocou a seleção. Os donos da casa criaram oportunidades com a bola rolando, em uma batida de falta que a bola passou por baixo da barreira e parou em grande defesa de Alisson. Incrédulo da beira do campo, Tite tentava, em vão, mudar a sua equipe.

Joe Klamar-AFP

Marquinhos "tropeça na grama", e donos da casa abrem o placar 

A República Tcheca aproveitou a superioridade no primeiro tempo e abriu o placar. Allan, que errou demais na saída de bola, tentou desviar um passe, Marquinhos se enrolou e tropeçou na grama. A bola passou entre as pernas dele e sobrou para Pavelka, que teve tempo de carregar um pouco a bola antes de chutar e abrir o placar sem chance para Alisson. A torcida que quase lotou o estádio comemorou quase sem acreditar que a seleção dona da casa estava fazendo o gol.

É amistoso, mas ambiente é de Copa do Mundo 

O entorno do estádio Eden Arena hoje teve um ambiente de Copa do Mundo. Diversos patrocinadores fizeram ações para atrair os torcedores, que puderam participar de competições, jogar videogame e pintar o rosto com a bandeira da República Tcheca. A sensação térmica próxima do 0ºC não afastou os torcedores de uma cerveja, que também era vendida dentro do estádio.

Joe Klamar-AFP

Firmino empata, e Tite nem comemora 

O Brasil voltou mais pilhado do intervalo. E ainda contou com a sorte para reagir. Em um erro absurdo da zaga, Roberto Firmino conseguiu sair cara a cara com o goleiro Pavlenka e não teve dificuldades para empatar o jogo aos três minutos do segundo tempo. O empate não teve nem sequer comemoração de Tite e teve uma vibração tímida até dos próprios atletas, que quase não celebraram.

Tite insiste em substituições e em nomes contestados

 Apesar da chuva de críticas em torno da temporada de Philippe Coutinho no Barcelona, Tite optou por mantê-lo entre os titulares. O meio-campista voltou a ter uma atuação tímida, quase não tocou na bola no primeiro tempo e, mesmo assim, foi mantido na volta do intervalo, quando quase marcou belo gol de fora da área. O comandante fez a mesma troca que havia feito no empate em 1 a 1 com o Panamá. Tirou Paquetá e escalou Everton. Assim, Coutinho passou a atuar centralizado, com o gremista aberto na esquerda.

Jesus ganha nova chance, mas ao lado de Firmino

 Contra o Panamá, Tite mudou o seu sistema de jogo em busca do gol da vitória. A alternativa naquele jogo havia sido a entrada de Gabriel Jesus no lugar de Roberto Firmino e a centralização de Richarlison. O próprio comandante afirmou em entrevista que a sua opção matou o futebol de Richarlison, um dos melhores em campo até então. Agora, o comandante optou por voltar a ter dois atacantes, mas a dupla foi formada por Roberto Firmino e Gabriel Jesus, com o primeiro sendo responsável por recuar mais e armar o time.

JoeKlamar-AFP

David Neres perde chance na cara após boa tabela com Arthur

 O Brasil apresentou razoável melhora nos últimos 20 minutos de jogo. Em uma boa tabela com Arthur, David Neres saiu cara a cara com o goleiro Pavelka, em uma de suas jogadas mais características. Na hora de finalizar, porém, o camisa 7 demorou um pouco a tomar a decisão e acabou abafado pelo defensor tcheco ao tentar chute de pé direito.

Jesus faz dois gols em jogadas de Neres 

Com as entradas de David Neres e Everton, o Brasil mostrou uma razoável melhora no seu jogo criativo. Em uma excelente bola lançada por Danilo, o atacante do Ajax disparou pela esquerda e achou Jesus livre do outro lado para virar o jogo, aos 37 minutos. Já perto dos acréscimos, Neres fez pivô excelente para Gabriel Jesus, com passe de calcanhar, que precisou chutar duas vezes para fazer o terceiro da seleção.

FICHA TÉCNICA REPÚBLICA TCHECA 1X3 BRASIL 

Local: Eden Arena, em Praga (República Tcheca)

 Data: 26 de março de 2019, terça-feira Horário: 16h45 (de Brasília)

 Árbitro: Ovidiu Hategan (Romênia) 

Assistentes: Octavian Sovre e Sebastian Gheorghe 

Cartões amarelos: Casemiro (Brasil)

Público: 19.116 presentes.

Gols: Pavelka, aos 36 minutos do primeiro tempo (República Tcheca); Roberto Firmino, aos três minutos, e Gabriel Jesus, aos 37 e aos 44 minutos do segundo tempo (Brasil) 

REPÚBLICA TCHECA: Pavlenka; Coufal, Suchy, Celutska (Kúdela) e Novak (Selassie); Soucek, Pavelka (Kral) e Darida (Frydek); Masopust, Zmrhal (Jankto) e Schick (Vydra). Técnico: Jaroslav Silhavy 

BRASIL: Alisson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro (Arthur); Coutinho (Gabriel Jesus), Allan, Paquetá (Everton) e Richarlison (David Neres); Roberto Firmino (Fabinho). Técnico: Tite

JoeKlamar-AFP



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES