Daniel Alves voltou a um estádio de futebol no último sábado (10), em Portugal, em um papel diferente do que exerceu ao longo da carreira. O ex-lateral da seleção brasileira pisou no gramado do São João de Ver, clube que disputa a 3ª divisão portuguesa, como coproprietário da SAD (Sociedade Anônima Desportiva) do Sporting Clube São João de Ver, marcando oficialmente seu retorno ao ambiente do futebol.
Discurso aos torcedores
Sem uniforme ou chuteiras, Daniel Alves usou o microfone para se apresentar aos torcedores como dirigente do clube. Em seu discurso, afirmou que chega para somar à história da equipe.
“Não vim aqui para mudar a história do São João de Ver, vim para acrescentar páginas. Não quero que pensem que vim mudar o que é vosso. Pelo contrário, venho tentar construir com vocês uma grande história”, declarou.
O brasileiro também mencionou o momento esportivo vivido pelo clube.
“Sei que o clube tem passado por dificuldades a nível de resultados, mas quando é assim é uma possibilidade para reconstruir novas coisas. Para resistir temos de reescrever”, disse.
Ao encerrar, reforçou o compromisso com os torcedores:
“Vim aqui melhorar, ajudar nos resultados para que vocês possam ir para casa felizes. Está nas nossas mãos, mente e coração mudar esta história”.
Situação do clube na competição
Enquanto Daniel Alves acompanhava das arquibancadas, o São João de Ver foi derrotado por 4 a 0 pelo Fafe, em partida válida pela 16ª rodada da Liga 3. Faltando duas rodadas para o fim da fase, o clube ocupa a última colocação da Série A, com 13 pontos, empatado com o Sanjoanense.
A Liga 3 é dividida em duas séries, A e B, e os dois últimos colocados de cada grupo são rebaixados para o Campeonato de Portugal, a 4ª divisão do futebol português.
Entrada como coproprietário
A chegada de Daniel Alves ao clube foi anunciada oficialmente no início de janeiro, por meio das redes sociais do São João de Ver. Na publicação, o clube informou a entrada do brasileiro como coproprietário da SAD, destacando a união entre a trajetória do jogador e a história da equipe portuguesa.
Daniel Alves adquiriu 50% da sociedade do clube e possui a opção de compra de mais 30% após o encerramento da temporada, previsto para o meio deste ano.
Aos 42 anos, o ex-jogador também pode exercer outra função dentro do clube. Daniel Alves possui licença da UEFA para atuar como treinador, obtida ainda quando era atleta, o que permite que ele assuma o comando técnico do São João de Ver, caso a direção opte por essa alternativa.
Último jogo e situação judicial
Daniel Alves disputou sua última partida profissional em janeiro de 2023, pelo Pumas, do México. Dias depois, foi preso na Espanha, acusado de estupro ocorrido em uma boate em Barcelona. Em fevereiro de 2024, o brasileiro foi condenado a quatro anos e meio de prisão.
Em março do mesmo ano, ele passou a responder ao processo em liberdade provisória após pagar fiança de um milhão de euros. Um ano depois, o Tribunal de Justiça da Catalunha absolveu Daniel Alves, ao considerar que o depoimento da jovem era insuficiente para sustentar a condenação.