Há um ano, Jorge Sampaoli surpreendia ao se declarar ao Santos por meio de um texto considerado “acima do tom”. Publicada no aniversário do clube, a homenagem já sinalizava o desejo de um possível retorno. Em 2025, esse movimento ganha força: a diretoria alvinegra negocia com o treinador argentino seu retorno ao comando técnico.
Sampaoli teve uma reunião virtual com a diretoria do Santos na última segunda, iniciando oficialmente as negociações. Morando no Rio, ele está disposto a voltar ao clube, que o vê como plano A após recusas de Dorival Jr e Tite. O técnico conta com a admiração do presidente Marcelo Teixeira.
O momento é visto como ideal para o retorno de Sampaoli, que pode comandar Neymar e disputar o Brasileirão e a Copa do Brasil. Livre no mercado após passagem frustrante pelo Rennes, ele está motivado a voltar ao Brasil. Seu último clube no país foi o Flamengo, em 2023, após passagens por Atlético-MG e Santos.
Antes de avançar com Sampaoli, o Santos sondou Dorival Jr, que preferiu seguir afastado, e Tite, que espera uma chance no exterior.