Desvendado o que deixou as piscinas da Rio-2016 esverdeadas

Substância colocada em excesso nas piscinas causou o problema

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quase uma semana depois que as piscinas das Olimpíadas do Rio começaram a ficar verdes. O comitê organizador chegou a um veredito final sobre o que ocasionou o problema.

De acordo com o COI, foram adicionados 160 litros de peróxido de hidrogênio acidentalmente na piscina de saltos ornamentais, no dia 5 de agosto. Isso neutralizou o cloro e deixou a água verde. Basicamente, ao eliminar o cloro, alguns compostos orgânicos começaram a surgir, incluindo algas.

A substância pode ser usado como agente de limpeza de piscinas, mas não quando é combinada com o cloro, já que um neutraliza o outro e isso acaba confundindo os sistemas eletrônicos de medição de substâncias químicas na água.

Antes das competições de nado sincronizado, que aconteceram no domingo, a organização dos Jogos trocou os 3,7 milhões de litros d’água da piscina. De acordo com a NBC, a água estava com o seu azul tradicional durante as provas, e as atletas puderam realizar as performances sem nenhum problema.

A organização dos jogos ficou bem constrangida com o caso. “É claro que é uma vergonha,” disse Mario Andrada, porta-voz das Olimpíadas Rio 2016. “Estamos recebendo os Jogos Olímpicos, e os atletas estão aqui, então a água é uma das preocupações. Nós deveríamos ter consertado isso mais rápido. Aprendemos uma lição dolorosa de um jeito difícil.”



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES