Em uma final emocionante na madrugada deste sábado, Filipe Toledo superou o australiano Julian Wilson e venceu a etapa de Burleigh Heads, na Austrália. A vitória repete um feito marcante de dez anos atrás, quando também derrotou Wilson na Gold Coast. Com o triunfo, o bicampeão mundial sobe para a sexta posição no ranking da WSL e garante sua permanência na temporada ao superar o corte.
Filipe Toledo conquistou o título de forma dominante, vencendo todas as baterias da etapa. Na final, superou o experiente Julian Wilson com um impressionante somatório de 17.60 a 17.20. Desconsiderando os Finals, este é o 16º título da carreira de Filipinho, que se torna o único brasileiro a vencer duas vezes em Gold Coast.
A vitória marca seu primeiro triunfo desde o retorno às competições, após ter se afastado do circuito no ano passado por questões de saúde mental.
Filipe Toledo é o surfista com mais vitórias em etapas nos últimos 10 anos, somando impressionantes 17 títulos — três a mais que Gabriel Medina. Na semifinal contra o também brasileiro Alejo Muniz, Filipinho brilhou ao conquistar a única nota 10 de todo o evento.