O meia Oscar, do São Paulo, foi diagnosticado com síncope vasovagal após uma bateria de exames realizados nos últimos dias no Hospital Israelita Albert Einstein. O jogador desmaiou durante testes físicos no Tricolor na última terça-feira e seguirá internado.
O que diz o São Paulo?
O clube se manifestou nesta quinta-feira com uma nota:
"O meio-campista Oscar segue internado no Einstein Hospital Israelita, onde deu entrada na tarde de terça-feira (11) após apresentar uma intercorrência com alterações cardiológicas durante exames realizados no SuperCT.
Extensa investigação realizada no hospital confirmou o diagnóstico de síncope vasovagal.
Oscar segue clinicamente bem e estável, internado em unidade cardiológica e nesta sexta-feira realizará estudo eletrofisiológico.
O que é síncope vasovagal?
Trata-se de uma perda transitória de consciência, causada por uma queda na pressão arterial e nos batimentos cardíacos — ou seja, um desmaio. Para confirmar o diagnóstico, Oscar realizou o exame tilt-test, no qual o paciente fica deitado em uma prancha que vai sendo elevada, variando o grau de inclinação.
Essas posições revelam se a regulação da pressão e a pulsação estão funcionando adequadamente. No caso de Oscar, o exame mostrou que não estão. O distúrbio provoca tonturas e até desmaios, como o que ocorreu durante o teste no CT da Barra Funda.
Caso não tem risco de morte
O problema não oferece risco de morte e pode ser tratado com medicação ou com uma intervenção cirúrgica simples, na qual um gânglio é cauterizado para evitar o descontrole que causa a síncope. Ainda segundo o especialista, Oscar poderá voltar ao futebol se tudo ocorrer bem e ele se sentir confortável para isso. Por enquanto, o jogador não tem previsão de alta. Aos 34 anos, ele avalia junto à família se vai anunciar a aposentadoria ou se seguirá no futebol — mas a tendência maior é que deixe o futebol profissional.