O goleiro Fábio, de 43 anos, entrou definitivamente para a história do futebol mundial. Ao atuar pelo Fluminense na partida contra o América de Cali, nesta terça-feira (19), no Maracanã, o camisa 1 chegou a 1.391 jogos oficiais, se tornando o atleta que mais vezes entrou em campo na história, superando o inglês Peter Shilton, até então recordista isolado.
Como foi a contagem
A marca histórica só pôde ser confirmada após uma checagem detalhada. O Guinness World Records e o IFFHS, principais órgãos de registros estatísticos do futebol, reconheciam Shilton com 1.390 partidas oficiais, sem considerar amistosos. Já os números de Fábio foram revisados pelo próprio Fluminense e confirmados pelo site GE:
- 976 jogos pelo Cruzeiro
- 235 pelo Fluminense
- 150 pelo Vasco
- 30 pelo União Bandeirante
Recordes acumulados
O feito desta terça-feira é apenas mais um de uma extensa lista de marcas que Fábio coleciona em sua carreira. Entre elas:
- Jogador mais velho a atuar na Série A do Brasileirão: 44 anos, 10 meses e 17 dias
- Jogador mais velho a atuar oficialmente pelo Fluminense: 44 anos, 10 meses e 20 dias
- Jogador mais velho a conquistar título pelo Fluminense: 43 anos, 4 meses e 30 dias
- Campeão mais velho da Libertadores: 43 anos, 1 mês e 5 dias
- Finalista mais velho de Mundial de Clubes: 43 anos, 2 meses e 18 dias
- Atleta com mais partidas na história do Cruzeiro: 976 jogos
Um ícone do futebol brasileiro
Com quase três décadas de carreira, Fábio segue como titular absoluto do Fluminense e referência de longevidade no futebol. O goleiro, que já marcou época em Cruzeiro e Vasco, agora também entra para a história como o atleta com mais jogos oficiais disputados em todo o mundo.
Com informações GE