Neste sábado (05/07) familiares, amigos, torcedores e figuras do futebol se reuniram em Gondomar, região próxima ao Porto, para o funeral de Diogo Jota, atacante do Liverpool, e seu irmão André Silva, que perderam a vida em um acidente de trânsito aos 28 e 26 anos, respectivamente.
A cerimônia começou às 9h GMT (6h de Brasília), na igreja matriz da cidade onde os dois irmãos cresceram, e foi conduzida pelo bispo do Porto, conforme informou a imprensa local.
Entenda
Os dois jogadores viajavam durante a noite de quarta-feira por uma autoestrada no noroeste da Espanha quando o veículo em que estavam, um Lamborghini Huracán alugado, saiu da pista e pegou fogo. De acordo com informações da mídia portuguesa, o ocorrido pode ter sido provocado pelo estouro de um pneu durante uma ultrapassagem.
Jota planejava seguir até Santander, de onde embarcaria de balsa rumo à Inglaterra. O atacante havia sido orientado a evitar viagens de avião devido a uma cirurgia pulmonar recente.
Homenagens em Anfield e no coração dos torcedores
Na sexta-feira (4), o velório contou com a presença do primeiro-ministro Luís Montenegro e do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, além de personalidades do futebol, como o empresário Jorge Mendes, o presidente do FC Porto André Villas-Boas e o jogador do Manchester United Diogo Dalot.
Diogo era um ícone do talento que o futebol português representa, declarou Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, que também compareceu para prestar condolências.
A morte dos irmãos causou profunda comoção em Portugal e na Inglaterra. Em Liverpool, fãs deixaram flores, balões em forma de coração e cachecóis diante do Estádio Anfield. Um livro de condolências também foi disponibilizado para que torcedores pudessem registrar mensagens de apoio à família.
Em Gondomar, onde seus pais residem até hoje, Diogo José Teixeira da Silva iniciou sua carreira antes de ser conhecido como Jota, apelido inspirado na pronúncia portuguesa da letra “J”.
"Lembrarei dele como alguém muito simpático, muito cortês, que amava toda a gente e estava sempre com um sorriso", contou seu colega de infância e operário da construção civil, Pedro Neves, que mora próximo ao campo do Gondomar Sport Clube, à AFP. No local, o atleta fundou uma academia com seu nome.
tributos
Diante da tragédia, o Liverpool adiou a retomada dos treinamentos, que estava prevista para sexta-feira. O retorno foi reagendado para segunda-feira (8), em sinal de luto.
O atacante egípcio Mohamed Salah, companheiro de Jota no Liverpool, disse estar profundamente abalado com a notícia. "Estou completamente sem palavras. Companheiros vêm e vão, mas não assim. Vai ser extremamente difícil aceitar que Diogo não estará aqui quando voltarmos", publicou Salah em seu perfil no Instagram.