SEÇÕES

Fifa considera realizar a Copa de Clubes a cada dois anos e com mais equipes, diz jornal

Essa medida colocaria mais pressão no calendário internacional, que já está sendo alvo de críticas

Troféu do Mundial de Clubes da Fifa; 32 times disputam o título da competição | Foto: Buda Mendes - FIFA/FIFA via Getty Images
Siga-nos no

A Fifa estuda realizar o Mundial de Clubes a cada dois anos a partir de 2029 e aumentar o número de participantes de 32 para 48, seguindo o modelo da Copa do Mundo de seleções, segundo o jornal The Guardian.

A mudança pode pressionar ainda mais o calendário internacional. A Fifa considera remover a Data-Fifa de junho para aliviar a carga dos jogadores e abrir espaço para a competição, mas a proposta enfrenta resistência da Uefa, que utiliza essas datas para as finais da Liga das Nações.

O próximo Mundial de Clubes está previsto para daqui a quatro anos, mas a Fifa enfrenta pressão dos grandes clubes para tornar a competição bienal. Durante negociações em junho, o Real Madrid sugeriu o ciclo de dois anos, proposta apoiada por clubes que não se classificaram este ano, como Barcelona, Manchester United, Liverpool e Napoli.

A entidade também revisa os critérios de qualificação para a edição de 2029, podendo aumentar o limite de dois clubes por país. Com o calendário internacional fechado até 2030, a Fifa não planeja antecipar o torneio para 2027, mas estuda a realização de outro em 2031.

O Chelsea, campeão da primeira edição, recebeu 85 milhões de libras (cerca de R$ 620 milhões) em prêmios. Outros grandes clubes europeus defendem o modelo bienal para aproveitar a alta premiação oferecida pela Fifa.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também