Calma! Não será em 2026, que inclusive já tem data marcada. A próxima Copa do Mundo da FIFA vai de 11 de junho a 19 de julho de 2026, será disputada em três países (Estados Unidos, México e Canadá), com 48 seleções participantes e o Brasil já está classificado. Mas, segundo o presidente da entidade máxima do futebol, Gianni Infantino, futuras edições do torneio podem passar por uma mudança significativa: a alteração do período tradicional da competição para fugir dos efeitos das mudanças climáticas.
Durante a Assembleia Geral da Associação Europeia de Clubes, em Roma, Infantino afirmou que é hora de a FIFA ter uma “mente aberta” para repensar o calendário do futebol mundial.
“Temos verão e inverno, e se quisermos jogar em qualquer lugar do mundo, talvez março ou outubro sejam melhores opções. Em algumas partes é impossível jogar em julho, e em outras, em dezembro. Precisamos encontrar um equilíbrio”, afirmou o presidente.
Efeitos do clima no futebol
A fala de Infantino surge após uma série de desafios recentes relacionados ao clima. A Copa do Mundo de 2022, no Catar, precisou ser realizada em novembro e dezembro por causa das temperaturas extremas do verão no Oriente Médio. Já o Mundial de Clubes de 2025, que será disputado nos Estados Unidos, enfrentou atrasos em partidas de competições preparatórias devido a alertas de clima severo.
Essas situações acenderam o alerta dentro da FIFA, que estuda maneiras de tornar os torneios mais sustentáveis e seguros para atletas e torcedores, diante de um cenário global cada vez mais afetado pelas mudanças climáticas.
A próxima sede e novos desafios
Infantino também comentou sobre a Copa do Mundo de 2034, marcada para a Arábia Saudita. Segundo o dirigente, existe a possibilidade de o torneio ser disputado em janeiro de 2035, tanto para evitar o calor extremo do verão local quanto para respeitar o período do Ramadã, que ocorrerá no fim de 2034.
“Estamos discutindo constantemente. Não é apenas sobre uma Copa, é uma reflexão geral sobre o futebol e o clima”, completou Infantino.
Antes disso, a Copa de 2030 também trará um formato inédito, com jogos distribuídos entre Argentina, Espanha, Marrocos, Paraguai, Portugal e Uruguai, simbolizando os 100 anos do torneio.
Olhos voltados para 2026
Enquanto os debates sobre o futuro seguem, a organização da Copa do Mundo FIFA 2026™ já avança em ritmo acelerado. O sorteio da fase de grupos está marcado para o dia 5 de dezembro de 2025, no Kennedy Center, em Washington D.C., evento que contará com representantes das seleções, embaixadores e profissionais da imprensa global.
O sorteio terá início às 12h (13h de Brasília) e será transmitido mundialmente pelos parceiros oficiais da FIFA. As seleções-sede já têm suas posições definidas: México (A1), Canadá (B1) e Estados Unidos (D1).
Além disso, o Torneio de Repescagem da FIFA, que reunirá seis equipes continentais em busca das últimas duas vagas, acontecerá em março de 2025, também na América do Norte. Em 30 de abril, o 76º Congresso da FIFA será realizado em Vancouver, no Canadá, como parte da contagem regressiva para o jogo de abertura no Estádio Azteca, na Cidade do México, no dia 11 de junho de 2026.