Fifa vai exigir exames cardiológicos de todos jogadores que forem à Copa

Iniciativa da entidade é elogiada por médico brasileiro

Avalie a matéria:
|

Para evitar a repetição de tragédias como a do camaronês Marc-Vivien Foé, que em 2003 morreu após um mal súbito durante a Copa das Confederações, a Fifa vai exigir exames cardiológicos dos 736 jogadores que serão inscritos no Mundial da África do Sul. A decisão, tomada durante um congresso médico da entidade em Sun City no último mês de fevereiro, foi elogiada por especialistas.

- Eu apoio integralmente a iniciativa, pois a maioria dos casos de morte súbita é devido a arritmias que ocorrem em pacientes com alguma doença cardíaca que não havia sido previamente diagnosticada. Muitas vezes os pacientes não tem nenhum sintoma importante ou não os atribui a um problema do coração. Isso é comum em atletas, aonde todos julgam que são saudáveis - afirmou o Doutor Eduardo Saad, especialista em arritmia cardíaca e membro da Associação Brasileira de Cardiologia.

De acordo com a Fifa, cada federação receberá 23 formulários que deverão ser devolvidos com os resultados dos exames e com as assinaturas do atleta, médicos responsáveis e pelos presidentes das respectivas federações. Sem a papelada, o jogador não poderá entrar em campo.

- Esses exames serão fundamentais para o tratamento ou exclusão dos jogadores que têm problemas sérios - ressaltou Eduardo Saad.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES