O Flamengo está próximo de oficializar a contratação de Saúl Ñíguez, meio-campista espanhol que pertence ao Atlético de Madrid. A informação é do jornalista Fabrizio Romano, referência no noticiário de transferências do futebol europeu. O atleta teria aceitado verbalmente um contrato de três anos com o clube rubro-negro.
A negociação representa um novo movimento da diretoria para reforçar o elenco na janela de meio de ano, após a saída de Gerson para o Zenit e a iminente venda de Wesley à Roma.
Virada de rumo após quase ir à Turquia
Antes de fechar com o Flamengo, Saúl estava a caminho do Trabzonspor, da Turquia. A viagem ao país estava marcada, mas, de última hora, o negócio não se concretizou.
“Não deu certo por questões pessoais. Espero que nossos caminhos se cruzem novamente um dia, Trabzonspor”, escreveu o jogador na rede social X (antigo Twitter).
Com o recuo do espanhol, entrou em cena José Boto, diretor de futebol do Flamengo, que teria convencido o atleta a optar pelo futebol brasileiro. Agora, a expectativa é que ele rescida com o Atlético de Madrid e seja anunciado oficialmente.
Histórico vencedor na Europa
Revelado pelo Atlético na temporada 2011/12, Saúl Ñíguez construiu uma sólida carreira no clube colchonero, onde soma 427 partidas, 48 gols e sete títulos, incluindo uma La Liga, duas Ligas Europa e uma Copa do Rei.
O jogador também passou por três empréstimos: Rayo Vallecano (2013/14), Chelsea (2021/22) e Sevilla (2024/25), clube onde estava atuando antes da nova negociação com o Flamengo.
Reencontro com Filipe Luís e elenco desfalcado
No time carioca, Saúl reencontrará um velho companheiro: Filipe Luís, com quem atuou por seis temporadas no Atlético de Madrid. Caso a negociação se concretize, o espanhol será o segundo reforço oficializado pelo clube nesta janela, o primeiro foi Jorginho, que chegou no período especial antes da Copa do Mundo de Clubes. Jorge Carrascal, do Dínamo de Moscou, também tem acordo encaminhado.
Com críticas da torcida por demora em reagir ao mercado, a diretoria do Flamengo tenta acelerar contratações. Além das saídas recentes, o clube também enfrenta um surto de lesões: Ayrton Lucas, Alex Sandro, Pulgar e Michael estão entregues ao departamento médico.