O Flamengo estreia nesta quarta-feira na Copa Intercontinental, última competição de uma longa temporada. O duelo contra o Cruz Azul, válido pelo Derby das Américas, será o 76º jogo do time carioca no ano.
A maratona pode ficar ainda mais intensa: em caso de empate no tempo normal, o artigo 11 do regulamento prevê 30 minutos de prorrogação, além de pênaltis caso a igualdade permaneça.
Caminho até a decisão
No próximo sábado, o vencedor de Cruz Azul x Flamengo enfrentará o Pyramids (Egito) pela Copa Challenger, equivalente à semifinal da Copa Intercontinental. A decisão será na próxima quarta-feira, contra o Paris Saint-Germain (PSG), atual campeão da Liga dos Campeões da Uefa.
Todas as partidas seguirão o mesmo formato: prorrogação em caso de empate e disputa de pênaltis se necessário.
Novo formato da Copa Intercontinental
O novo formato da competição, criado pela Fifa, estreou no ano passado com quatro confrontos mata-mata, reunindo os campeões da África, Ásia, Oceania, Concacaf e Conmebol. O objetivo é definir o adversário do campeão europeu na decisão.
Na edição inaugural, apenas um jogo foi além dos 90 minutos: Pachuca x Al-Ahly, pela Copa Challenger, terminou 0 a 0 e seguiu sem gols na prorrogação.
Decisão nos pênaltis e título espanhol
Nos pênaltis, o Pachuca venceu por 6 a 5 e avançou para enfrentar o Real Madrid na final. Na disputa pelo título, o time espanhol não teve dificuldades para vencer por 3 a 0, conquistando a Copa Intercontinental e chegando ao seu nono título mundial de clubes.