A Recopa Sul-Americana reúne os campeões dos dois principais torneios do continente, Libertadores e Copa Sul-Americana, e coloca frente a frente Flamengo e Lanús nesta quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), no estádio La Fortaleza. Campeão da Libertadores, o Rubro-Negro busca o bicampeonato do torneio, enquanto os argentinos tentam um título inédito.
Retrospecto e momento do Lanús
Há três meses, o Lanús surpreendeu o favorito Atlético-MG na final da Copa Sul-Americana de 2025, levou a decisão para os pênaltis e conquistou o título continental. A base da equipe foi mantida, com todos os titulares daquela final ainda no elenco. O time argentino iniciou bem a temporada, mas chega para a decisão após três partidas sem vencer. Mesmo assim, trata a Recopa como prioridade e aposta na força em casa para largar na frente.
O Lanús já disputou a competição em 2014, quando participou como campeão da Sul-Americana de 2013. Na ocasião, enfrentou o Atlético-MG, então vencedor da Libertadores, e acabou com o vice-campeonato para o Galo.
Flamengo tenta reafirmação na temporada
Campeão da Libertadores sobre o Palmeiras, o Flamengo também manteve a espinha dorsal do elenco para 2026. No entanto, o início de ano foi turbulento: a equipe correu risco de eliminação no Campeonato Carioca e ficou com o vice na Supercopa do Brasil ao ser derrotada pelo Corinthians.
Após uma sequência de quatro partidas sem vencer, o Rubro-negro reagiu com três triunfos consecutivos, retomou a confiança no Estadual e chega embalado para a decisão continental após vitória no Clássico contra o Botafogo.
Transmissão
- ESPN e Disney+ transmitem o jogo.
ESCALAÇÕES PROVÁVEIS
Provável escalação do Lanús: Losada, Guidara, Izquierdoz, Canale e Marcich; Medina, Agustín Cardozo, Salvio, Marcelino Moreno (Franco Watson) e Carrera; Walter Bou.
Provável escalação do Flamengo: Rossi, Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar, Paquetá e Arrascaeta; Carrascal (Luiz Araújo), Cebolinha e Pedro.
DESFALQUES
Apesar de todos os titulares mantidos do ano passado, o Lanús chega desfalcado para enfrentar o Flamengo: o centroavante Rodrigo Castillo está fora com um edema na coxa esquerda e deve ser substituído por Walter Bou. Outra baixa pode ser a do meia Marcelino Moreno, ex-Coritiba.
Pelo lado do Mengão, o técnico Filipe Luís segue com desfalques importantes para a decisão. Jorginho permanece fora por conta de lesão, enquanto Gonzalo Plata não estará disponível, já que precisa cumprir mais uma partida de suspensão após a expulsão diante do Racing Club, na semifinal da Libertadores.
Para ocupar a ponta direita, Filipe Luís avalia três alternativas: Lucas Paquetá, Jorge Carrascal ou Luiz Araújo. Caso escolha o colombiano ou Luiz Araújo para o setor ofensivo, o camisa 20 pode ser recuado para atuar como segundo volante. Já se Paquetá for o titular aberto pela direita, Evertton Araújo deve compor o meio-campo ao lado de Erick Pulgar.