SEÇÕES

“Fora das regras do estatuto”: nova camisa do São Paulo causa polêmica

Disposição das listras gera divergência nos bastidores do Tricolor; New Balance pretende lançar o uniforme para a temporada 2026 ainda esta semana

Nova camisa do São Paulo que deve ser lançada esta semana | Foto: Reprodução
Siga-nos no

A nova camisa do São Paulo, que ainda nem foi oficialmente lançada pela New Balance, já está causando polêmica nos bastidores do clube. Conselheiros afirmam que o novo modelo fere o estatuto são-paulino, principalmente em relação à posição do escudo e à disposição das listras vermelha, branca e preta.

A discussão envolve o artigo 157 do estatuto, que estabelece regras claras para a composição dos uniformes oficiais do Tricolor.

O que diz o estatuto do São Paulo

O artigo 157, em seu § 1º, determina que o Uniforme nº 1 deve seguir o seguinte padrão:

  • Camisa branca

  • Três faixas horizontais no peito, nas cores:

    • Vermelha (5 cm)

    • Branca (2,5 cm)

    • Preta (5 cm)

  • As faixas devem estar inteiramente cobertas pelo emblema do clube

Nova camisa do São Paulo que deve ser lançada esta semana — Foto: Reprodução

O texto também define que o uniforme seja composto por shorts e meias brancas, com possibilidade de uso de peças pretas ou vermelhas apenas por determinação da entidade organizadora da partida.

Conselheiros falam em possível representação

Conselheiros alertaram o presidente Harry Massis de que o caso pode resultar em uma representação no Conselho Deliberativo. Segundo eles, alterações desse tipo só poderiam ser feitas em um uniforme número 3, geralmente utilizado pelos clubes para fugir dos padrões tradicionais das camisas 1 e 2.

São Paulo cita parecer jurídico favorável

O São Paulo alega que existe um parecer jurídico positivo, emitido em julho do ano passado. O documento é assinado pelo advogado Guilherme Salutti.

No parecer, o advogado sustenta que uma “interpretação literal e extremamente restritiva” do estatuto não seria a mais adequada. O texto também afirma que a imagem apresentada no estatuto é “meramente exemplificativa” e que o emblema não precisa cobrir integralmente as faixas, podendo haver margem acima e abaixo.

Reação nas redes sociais

A polêmica ganhou força nas redes sociais após manifestações de conselheiros do clube. Um dos mais conhecidos, Marco Aurélio Cunha, comentou em uma publicação de são-paulinos:

Fora das regras do estatuto”.

A New Balance não se manifestou sobre o assunto até a publicação da matéria. O São Paulo Futebol Clube informou que não fará pronunciamento oficial sobre o caso.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também