Fórmula 1 volta atrás e retorna com GP da Turquia; calendário mudou

Calendário terá 17 corridas, final será em Abu Dhabi

Avalie a matéria:
Largada GP da Túrquia | Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A F1 divulgou, neste terça-feira, as quatro corridas que fecham a temporada 2020 de Fórmula 1, finalizando o calendário deste ano com 17 etapas (a projeção inicial era de conseguir realizar entre 15 e 18 corridas) após ajustes necessários por causa da pandemia de Covid.

Além da volta do GP da Turquia, em 15 de novembro, a categoria anunciou também duas provas no Barein (em 29 de novembro e 6 de dezembro) - como foi feito em Áustria e Inglaterra - e o Grande Prêmio de encerramento em Abu Dhabi, no dia 13 de dezembro.

Largada do GP da Túrquia em 2010-Foto: Getty Images

A categoria não informou se a segunda corrida no Barein usará os traçados alternativos do circuito de Sakhir. A F1 chegou a explorar o usou do traçado externo, praticamente um oval, mas o que tudo indica a ideia foi abandonada. A pista possui ainda um outro desenho mais longo, usado no GP de 2010.

Além da Turquia, o ano de 2020 proporcionou a volta de Imola e Nurburgring ao calendário da categoria, além das estreias de Mugello e Portimão

A categoria aproveitou o comunicado de anúncio do restante do calendário para cancelar de forma oficial o GP da China de 2020, que estava marcado para 19 de abril e foi um dos primeiros a sofrer adiamento com a pandemia.

A única etapa que ainda não foi cancelada de forma oficial pelo governo local é a do Vietnã, agendada para 5 abril. A F1 até tentou realizar o GP em Hanói na parte final do ano, mas problemas de logística, além da chance de a corrida de 2020 ficar muito próxima da 2021, impediram os planos da categoria.

Reprodução:ge

A Turquia já sediou sete GPs na F1, entre 2005 e 2011, e volta ao calendário após um hiato de oito anos. O maior vencedor na pista do Istambul Park é o brasileiro Felipe Massa, com três triunfos (2006, 2007 e 2008). Dos pilotos ainda em atividade, Lewis Hamilton (2010), Sebastian Vettel (2011) e Kimi Raikkonen (2005) têm uma vitória cada. Aposentado, o campeão de 2009, Jenson Button, também venceu um vez a prova no ano em que conquistou o título.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES