Futebol carioca revive bons tempos e coloca 7 na Seleção

Jefferson, Dedé, Cortês, Romulo, Diego Souza, Fred e Ronaldinho chegaram a estar juntos

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A justificativa de que alguns dos principais craques brasileiros não foram convocados por atuarem fora do país é válida e faz a diferença, mas não dá para negar que o "upgrade" do futebol carioca nos últimos tempos se reflete na Seleção depois de muito tempo. Diante da Argentina, na última quarta-feira, na metade final do segundo tempo, sete jogadores que atuam no futebol carioca - espalhados pelos quatro grandes, vale ressaltar - estiveram juntos em campo. Sem contar que, ao todo, oito foram chamados e mais dois - Thiago Neves e Renato Abreu - ficaram fora após o primeiro encontro com os arquirrivais. Fato semelhante ocorreu pela última vez na Copa de 1998, quando cinco "cariocas" formavam o grupo de Zagallo.

Na ocasião, do Botafogo vieram o zagueiro Gonçalves e o atacante Bebeto, do Vasco, o goleiro Carlos Germano, e do Flamengo, o zagueiro Júnior Baiano e o lateral/meia Zé Roberto. Isso sem falar de Edmundo, que se transferira meses antes do Cruz-maltino para a Fiorentina-ITA.

Os clubes paulistas mantiveram sua força da última década e tiveram oito nomes. Na convocação "geral", porém, são apenas dois jogadores

Um dos mais lembrados nas listas de Mano Menezes, ultimamente, Fred destacou o ótimo momento vivido pelo estado, que, não à toa, aparece em quatro das seis primeiras posições do Campeonato Brasileiro e abriga os dois últimos campeões.

- É muito legal, mostra que o trabalho é bem feito e está sendo visto. O Rio é uma grande vitrine - afirmou o camisa 9 tricolor, único representante de seu clube.

Ao lado de Romulo e Diego Souza no Vasco, Dedé também enalteceu os números e espera que eles se mantenham por muito tempo.

- O futebol carioca está em um grande momento mesmo, acho que todos merecemos. Melhorou a estrutura, tem a garotada que está subindo da base cada vez mais preparada e alguns reforços que deram certo. A briga pela liderança mostra isso - disse o zagueiro, presente na convocação "geral", para enfrentar Costa Rica e México, nos dias 7 e 10 do mês que vem.

Antes de 1998, a Copa de 1990 registrou oito nomes vindos do Rio - cinco do Vasco: Acácio, Bismarck, Mazinho, Tita e Bebeto, além de Zé Carlos e Renato Gaúcho, do Flamengo, e Mauro Galvão, do Botafogo. Da década de 80 para trás, era raro ver grandes nomes longe do Brasil. Ainda assim, os estados de São Paulo, que veio a dominar a partir de 2002, e Minas Gerais dividiam as atenções. Nas décadas de 50 e 60, no entanto, os cariocas exerciam a hegemonia, com Vasco e Botafogo, respectivamente, como base do bicampeonato de 1958 e 1962.

Curiosamente, dois oito convocados do Rio, apenas Cortês, Dedé e Diego Souza são nascidos no estado, de fato. Há mineiro, gaúcho, paulista, pernambucano e até paraense.

Confira os jogadores que atuavam no Brasil que foram às últimas cinco Copas:

2010: Gilberto, do Cruzeiro; Kleberson, do Flamengo; Robinho, do Santos

2006: Rogério Ceni e Mineiro, do São Paulo; Ricardinho, do Corinthians

2002: Marcos, do Palmeiras; Rogério Ceni, Kaká e Belletti, do São Paulo; Dida, Ricardinho e Vampeta, do Corinthians; Anderson Polga e Luizão, do Grêmio; Edilson, do Cruzeiro; Juninho Paulista, do Flamengo; Kleberson, do Atlético-PR; Gilberto Silva, do Atlético-MG

1998: Gonçalves e Bebeto, do Botafogo; Júnior Baiano e Zé Roberto, do Flamengo; Carlos Germano, do Vasco; Dida, do Cruzeiro; Taffarel, do Atlético-MG; Zé Carlos, do São Paulo

1994: Muller, Cafu e Zetti, do São Paulo; Zinho e Mazinho, do Palmeiras; Ricardo Rocha, do Vasco; Branco, do Flu; Gilmar, do Fla; Ronaldo, do Cruzeiro; Viola, do Corinthians

1990: Acácio, Bismarck, Mazinho, Tita e Bebeto, do Vasco; Renato Gaúcho e Zé Carlos, do Flamengo; Mauro Galvão, do Botafogo; Taffarel, do Internacional; Ricardo Rocha, São Paulo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES