Mano elogia goleiros e “futebol total”, mas avisa querer camisa 9

Treinador elogia movimentação nos últimos jogos, quando time atuou sem homem fixo na área. Para amistoso, Damião é o único centroavante na lista

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As recentes goleadas sobre Iraque (8 a 0) e Japão (4 a 0) agradaram o técnico Mano Menezes, e o esquema sem centroavante fixo ganhou força na seleção brasileira. Tanto que, na convocação desta terça-feira para o amistoso contra a Colômbia, no dia 14, em Nova Jersey, EUA, o único típico camisa 9 da lista é Leandro Damião, que não vem sendo titular nos últimos jogos.

Nos amistosos de outubro, Kaká retornou à Seleção após mais de dois anos e formou o quarteto ofensivo do time canarinho com Oscar, Hulk e Neymar. Foram 12 gols em dois jogos. A movimentação ofensiva e a rápida recomposição quando a equipe estava sem a posse de bola foram as características que mais agradaram Mano Menezes, que usou o termo ?futebol total? ? conceito adotado pela seleção holandesa na Copa de 1974 ? para definir o método tático que vem tentando implantar na Seleção.

- O que tivemos oportunidade de ver foi uma seleção com mais variantes de posicionamento tático, e isso tem a ver com a característica dos jogadores para desempenhar tais funções. É o que eu penso para de futebol total, de futebol completo. Não é possível pensar apenas na parte ofensiva. Você perde ao estar com a bola ou com sem a bola. A seleção recuperou a bola muitas vezes no campo do adversário. E isso se deve muito pelos jogadores que você tem. O grande ganho foi exatamente nisso ? disse o treinador.

Apesar dos elogios à nova formação da seleção brasileira, Mano Menezes não vai abrir mão de um centroavante. Para ele, um homem de área pode mudar as características do time e decidir jogos a favor da Seleção. Tudo vai depender do adversário ou das dificuldades encontradas ao longo das partidas.

- Temos jogado nos últimos jogos dessa forma, e estou satisfeito com a produção da Seleção. É óbvio que não vamos jogar só dessa maneira, não dá para ganhar todos os jogos atuando assim. Vamos sempre ter um jogador com característica de atacante no grupo. Vamos precisar disso, por iniciativa nossa ou por conta de uma situação de jogo.

Goleiros são elogiados

Titular nos últimos quatro jogos em que o time jogou completo, Diego Alves parece estar cada vez mais ganhando a confiança do técnico Mano Menezes. Sem sofrer gols em nenhuma dessas partidas, o goleiro do Valencia recebeu elogios do treinador, assim como Jefferson. O treinador se disse satisfeito com os jogadores e revelou que está encaminhando uma definição para a posição.

- Estou satisfeito com os goleiros da Seleção e já havia dito. Sei que a medida do número de convocados era grande, parecia que a indefinição era grande. A medida que podemos repetir vamos encaminhando uma situação de definição. Temos grandes goleiros no futebol brasileiro e isso iria aparecer sem dúvida nenhuma.

A seleção brasileira se apresenta no dia 12 de novembro, quando embarca para Nova Jersey, para o amistoso contra a Colômbia. No mesmo dia, a CBF anunciará a lista de convocados para a decisão do Superclássico das Américas, contra a Argentina, no dia 21 de novembro, em Buenos Aires. Nessa partida, o treinador contará apenas com os jogadores que atuam no futebol brasileiro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES