Após uma semana na Rússia, Gerson estreou neste domingo pelo Zenit na abertura do Campeonato Russo. O meia brasileiro entrou no intervalo da partida contra o Rostov, na Gazprom Arena, e ajudou na virada do time de São Petersburgo, que venceu por 2 a 1 após sair em desvantagem.
Contratado por 25 milhões de euros (cerca de R$ 160 milhões), valor da multa rescisória paga ao Flamengo, Gerson iniciou a partida no banco de reservas. Ele entrou no segundo tempo no lugar do russo Zelimkhan Bakaev, a pedido do técnico Sergei Semak. O Zenit, que foi para o intervalo em desvantagem, virou o jogo com dois gols na etapa final.
Apesar da vitória, Gerson teve uma estreia discreta. Atuando como segundo volante ao lado de Wilmar Barrios, teve 40 ações com a bola, bom aproveitamento nos passes, mas pouca influência ofensiva.
Ainda em adaptação ao Zenit e ao futebol russo, o jogador de 27 anos vive sua segunda passagem pela Europa após atuar no Olympique de Marselha e busca retomar o protagonismo que teve no Flamengo, especialmente em 2019 sob Jorge Jesus.