Giorgio Armani, falecido nesta quinta-feira, deixou um legado que ultrapassou a moda e chegou ao esporte. Desde 2021, o estilista italiano assinava os uniformes do Napoli, atual campeão da Série A, em uma parceria que durou cinco temporadas.
Antes disso, Armani já havia colaborado com seleções como Itália e Inglaterra, clubes como Chelsea, e esportistas de renome, como Cristiano Ronaldo, Rafael Nadal e David Beckham. Nessas ocasiões, porém, a colaboração se limitava a roupas formais.
Filosofia de estilo
“Eu prefiro cores calmas. Não foi um momento de me opor conscientemente à atual forma de vestir jogadores em campo. Eu sempre sigo meu instinto e meu gosto mesmo se isso significar que estou indo contra a corrente”, disse Armani à GQ durante o início do acordo com o Napoli.
Para o primeiro uniforme do clube napolitano, o estilista se inspirou em Diego Maradona, ídolo histórico do time.
“O azul que eu usei lembra aquele que Maradona costumava vestir. Eu quis uma opção mais leve que fosse orgânica com o que o Napoli fez no passado, interpretando com meu próprio senso de cor, forma e equilíbrio”, completou.
Outros projetos esportivos
Embora tenha desenhado camisas de jogo apenas para o Napoli, Armani também assinou contratos com outros clubes, como a Juventus, que contará com uma linha de roupas formais da Emporio Armani nas próximas duas temporadas.
veja Camisas criadas por Armani para o Napoli
2021/2022
2022/2023
Foto: Reprodução
2023/2024
Foto: Reprodução
2024/2025
Foto: Reprodução
2025/2026
Foto: Reprodução
O trabalho de Armani no futebol reforça como o estilista expandiu sua influência, unindo elegância e tradição em campos e quadras ao longo de sua carreira.