Lando Norris conquistou a pole e venceu a corrida sprint do GP de São Paulo neste sábado, ampliando sua vantagem na liderança do Mundial. O piloto da McLaren levou oito pontos pela vitória e, com o acidente de Oscar Piastri na volta 6, viu sua diferença subir de um para nove pontos.
Andrea Kimi Antonelli e George Russell completaram o top 3, enquanto o brasileiro Gabriel Bortoleto, estreando em casa, sofreu um forte acidente no fim ao disputar posição com Alexander Albon. A classificação que definirá o grid de largada de domingo será realizada ainda neste sábado, às 15h.
ACIDENTE COM BRASILEIRO
O acidente que tirou Bortoleto da prova aconteceu na abertura da última volta. Em disputa com Albon, o brasileiro pisou na parte suja da pista, rodou e seu carro chegou a sair do chão, parando apenas na área de escape próxima ao S do Senna. Ele havia largado em 14º e subia para 11º, beneficiado pelo incidente que eliminou Piastri.
A colisão de Piastri ocorreu em trecho próximo. O australiano perdeu o controle ao pisar na zebra. Inicialmente, a direção de prova acionou apenas bandeiras amarelas, mas novos incidentes envolvendo Nico Hulkenberg e Franco Colapinto na saída do S do Senna levaram à bandeira vermelha, interrompendo a corrida por 24 minutos.
A paralisação favoreceu a Mercedes, que colocou seus dois pilotos no top 3. Antonelli, que largou em segundo, chegou a duelar com George Russell, mas se manteve próximo de Norris nas últimas cinco voltas, ficando a menos de meio segundo do líder.