O Grêmio encaminhou um acordo com o técnico português Luís Castro para assumir o comando da equipe após a saída de Mano Menezes. A negociação avançou de forma significativa nas últimas horas, e, embora ainda existam detalhes em discussão, a expectativa é de que o desfecho aconteça em breve. O contrato em negociação prevê dois anos de duração, com possibilidade de prorrogação por mais um.
Nos bastidores, há cautela nas conversas porque os últimos ajustes ainda dependem de definições entre as partes. Pessoas envolvidas nas tratativas consideram que os “10% finais” exigem um alinhamento mais detalhado. Mesmo assim, o cenário é de otimismo. O custo mensal de toda a comissão técnica de Luís Castro deve girar em torno de R$ 2 milhões.
Substituição após saída de Mano Menezes
Luís Castro chega ao Grêmio após a saída de Mano Menezes, que foi comunicado na terça-feira de que não teria seu contrato renovado pelo clube. Com isso, a direção passou a acelerar a busca por um novo treinador para a temporada.
Com a possível chegada do português, a diretoria também planeja reforçar a estrutura do departamento de futebol. A ideia é contratar um profissional para a função de head scout, alinhado ao perfil do novo treinador. Fernando Lázaro, responsável pela área na gestão anterior, deixou o clube com a troca de comando. Outras mudanças também ocorreram internamente no setor.
Coletiva pode confirmar novo treinador
Nesta quarta-feira, o Grêmio realizará uma entrevista coletiva para apresentar os novos nomes da formação do departamento de futebol e o CEO Alex Leitão. Há expectativa de que, durante o evento, o clube confirme oficialmente a contratação de Luís Castro.
O técnico português também já iniciou uma avaliação dos jovens jogadores do clube. O principal objetivo é entender o potencial de desenvolvimento e o aproveitamento imediato no time principal. O Grêmio tem dado atenção especial à geração sub-17, que conta com atletas como Luis Eduardo, Tiaguinho e Gabriel Mec, todos convocados para a Seleção Brasileira da categoria na Copa do Mundo deste ano.