Histórico! Fifa anuncia a criação do Mundial de Clubes feminino a partir de 2026

Conmebol demonstrou interesse em assegurar quatro vagas para a competição feminina, destacando a crescente dominância do futebol feminino no continente

Avalie a matéria:
Corinthians derrotou o Palmeiras e conquistou o título da Libertadores Feminina em 2023 | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fifa anunciou a criação do Mundial de Clubes Feminino, a ser disputado a cada quatro anos, com a primeira edição marcada para janeiro e fevereiro de 2026, contando com 16 equipes, embora a sede ainda não tenha sido definida. Durante a reunião em Bangcoc, Tailândia, o Conselho da Fifa discutiu o formato do torneio, mas os critérios de classificação e a quantidade de vagas por continente permanecem indefinidos.

A Conmebol demonstrou interesse em assegurar quatro vagas para a competição feminina, destacando a crescente dominância do futebol feminino no continente, especialmente com equipes brasileiras vencendo os últimos cinco títulos da Libertadores. No cenário europeu, Barcelona e Lyon se destacam, com 10 títulos da Liga dos Campeões desde 2011.

MUDANÇAS

Vale ressaltar que o Mundial de Clubes Masculino estreará em novo formato a partir do próximo ano, com 32 equipes, nos Estados Unidos. Além disso, a Fifa anunciou uma competição feminina adicional, a partir de 2027, nos anos sem o Mundial de Clubes, seguindo um formato semelhante à antiga Copa Intercontinental masculina, com campeões continentais competindo em dezembro.

O número de janelas internacionais, conhecidas como "datas Fifa", será reduzido de seis para cinco ao longo do ano, com intervalo mínimo de quatro semanas entre cada uma. As janelas serão disputadas entre fevereiro e março, abril, maio e junho, outubro e novembro e dezembro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES